p>ASSEMBLEIA DE DEUS - IBOTIRAMA-BA
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2017
Adultos - A razão da nossa fé: assim cremos, assim vivemos
COMENTARISTA: ESEQUIAS SOARES DA SILVA
COMENTÁRIO: PR. JOSAPHAT BATISTA SOARES
LIÇÃO Nº 7 – A NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO
- INTRODUÇÃO
- O novo nascimento pode-se chamar uma mudança de coração no sentido de uma mudança da disposição regente (incluindo os afetos bem como a vontade), mas o novo coração não desarraiga o velho. O velho, ou a natureza carnal, fica. (Rom. 7:14-25; Gal. 5:17).
I – TEXTO BIBLICO
- João 3.1-12
V, 1 E HAVIA entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
V, 2 Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.
V, 3 Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
V, 4 Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
V, 5 Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
V, 6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
V, 7 Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
V, 8 O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.
V, 9 Nicodemos respondeu, e disse-lhe: Como pode ser isso?
V, 10 Jesus respondeu, e disse-lhe: Tu és mestre de Israel, e não sabes isto?
V, 11 Na verdade, na verdade te digo que nós dizemos o que sabemos, e testificamos o que vimos; e não aceitais o nosso testemunho.
V, 12 Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais?
II – QUEM ERA NICODEMOS
- Nicodemos, nome grego que significa "homem do povo", muito frequente entre os judeus. Nicodemos pertencia aos principais do judaísmo. Era membro do Sinédrio, filiado ao partido dos fariseus. Possuía muita autoridade. Jesus o chamou de mestre de Israel, certamente ele também era um doutor da lei. Nicodemos conhecia a lei , mais não conhecia o autor da lei.
III – O NOVO NASCIMENTO SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO
1 - Jesus fala a Nicodemos
- Encontramos a única menção explícita ao novo nascimento na conversa de Jesus com Nicodemos (3.1-21). Jesus fala a Nicodemos: 'Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus' (v. 3). A réplica de Nicodemos: 'Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura, pode tornar a entrar no ventre de sua mãe e nascer?' (v, 4), indica que ele entendeu o comentário de Jesus na esfera humana, física. A interpretação errônea de Nicodemos fornece a Jesus a oportunidade de esclarecer o que queria dizer. Ele fala da necessidade de um novo nascimento espiritual, não de um segundo nascimento físico (vv, 6-8). A interpretação errônea e o esclarecimento resultante dela são refletidos em um jogo de palavras no versículo 3 (repetidas no v, 7).
2 - A palavra grega aõthen, traduzida por ‘novo’, na NVI, pode querer dizer 'de novo' ou de cima'.
- Contudo, o fato de Nicodemos entendê-la com o sentido de 'de novo' leva-o a concluir que Jesus fala de um segundo nascimento físico, mas a resposta de Jesus, registrada nos versículos 6-8, mostra que Ele se refere à necessidade de um nascimento espiritual, um nascimento 'de cima'. Esse novo nascimento não é resultado de nenhum ato humano (v, 6), é obra do Espírito Santo (v. 8). É necessária a atividade sobrenatural do Espírito de Deus para realizar esse novo nascimento espiritual no indivíduo. Ele não consiste apenas em percepção ou compreensão mais excelente, mas na completa transformação do indivíduo ( 2 Co 5.17) (ZUCK, Roy B, Teologia do Novo Testamento, 1.ed, Rio de Janeiro, CPAD, 2008, pp, 245-6).
OBS: Conversão: [Do hb. sub, voltar atrás; do gr. metanoeo, voltar; e, do lat. conversionem, transformação] Mudança que Deus opera na vida do que aceita Cristo como o seu Salvador pessoal, modificando-lhe radicalmente a maneira de ser, pensar e agir. A conversão é o lado objetivo e externo do novo nascimento. Por intermédio dela, o pecador arrependido mostra ao mundo a obra que Cristo operou em seu interior: a regeneração. Em suma: o novo nascimento tem dois lados: um subjetivo e outro objetivo. Para conhecer mais, leia Dicionário Teológico, CPAD, p.115.
- Quem era Nicodemos Autoridade entre os Judeus Nicodemos tinha autoridade, era um fariseu, religioso que creu em Jesus, porém preferiu não nascer de novo por conta da sua posição na sociedade. Jo 12-42:43 Nicodemos também esteve presente no sepultamento de Jesus. Jo 19-38:40 Porque Jesus responde sem haver uma pergunta Porque este Mestre Espiritual que era Jesus consegue perceber o que ia na alma das pessoas. Ele sabia qual eram os conflitos de cada um, assim consegue perceber a de Nicodemos antes mesmo deste perguntar: “Com fazer para entrar no Reino de Deus?” (Jo 2:24).
3 – O Que é Nascer de Novo (João 3:3)
- Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Jesus tratou de uma das doutrinas fundamentais da fé cristã: a regeneração, ou o nascimento espiritual. Sem o novo nascimento, ninguém poderá ver o reino de Deus, receber a vida eterna e a salvação mediante Jesus Cristo. Jo 3:1-8 Tt 3-5 A regeneração é a transformação da pessoa, efetuadas por Deus e o Espírito Santo . Rm 12:2 Ef 4:23-24 2Co 5-17 Por esta operação, a vida eterna da parte do próprio Deus é outorgada ao crente, e este se torna um filho de Deus e uma nova criatura Jo 3-16 Jo 1-12 Porque a regeneração é necessária Porque todo ser humano pela sua natureza estar ligada ao pecado, não consegue Obedecer a Deus e de agradar-lhe. Sl 51:5 Sl 58:3 Rm 5:12 Gn 6:5.
OBS: Jesus fala a Nicodemos, da necessidade do novo nascimento da água (do grego hudor) e do espírito (do grego pneuma). Aqui o mestre se refere ao simbolismo do batismo de João (que os fariseus não aceitavam), e da renovação pelo Espírito Santo. O batismo em água não era de todo desconhecido de Israel. O batismo vinha já desde o exílio babilônico, porém professado aos prosélitos, cidadãos de outras nações que se convertiam ao judaísmo.
[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. JOSAPHAT BATISTA SOARES