Adultos

Lição 3 - Jesus, o discípulo e a Lei V

SUPERINTENDENCIA DAS EBD'S DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS EM PERNAMBUCO

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2022

Adultos - OS VALORES DO REINO DE DEUS: a relevância do sermão do monte para a Igreja de Cristo

COMENTARISTA: OSIEL GOMES DA SILVA

COMENTÁRIO: SUPERINTENDÊNCIA DAS EBD'S DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS EM PERNAMBUCO

 

LIÇÃO Nº 3 – JESUS, O DISCÍPULO E A LEI

INTRODUÇÃO

Na lição de hoje estudaremos o relacionamento de Jesus e os seus discípulos com a Lei prescrita no Antigo Testamento. Veremos que o nosso Salvador não veio para destruir a Lei, e sim para cumpri-la. E por fim, notaremos que o padrão ético-moral dos discípulos deveria exceder aos dos escribas e fariseus. I - JESUS RATIFICOU A LEI

1.1 O Senhor Jesus ratificou a inviolabilidade da lei. Isto significa que ao afirmar o seu compromisso de não “destruir a lei e os profetas”; pois o texto Bíblico registra: “Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas: não vim para revogar, vim para cumprir” (Mt 5.17). Cristo ratificou todo o Antigo Testamento, considerando-o como a revelação conhecida de Deus. O Mestre chegou, inclusive, a citar a divisão comumente empregada pelos estudiosos da época, como aparece em Lucas 24.44: “Lei, Salmos e Profetas”. Sob este aspecto, o Antigo Testamento introduziu no mundo o projeto de Deus em Cristo que se realizou no Novo Testamento, mediante a proclamação da chegada do Reino de Deus (Mc 1.14,15).

1.2 O Senhor Jesus ratificou a lei moral. Jesus não invalida as exigências da lei moral, como ensinadas por Moisés. Ele não coloca em seu lugar uma nova lei moral. Jesus, antes, enfatiza a compreensão correta da lei, e, visando isto, expõe com seriedade o seu conteúdo espiritual. Ele quer cumprir, expor inteiramente o verdadeiro significado da lei, para contrapor-se à influência da exposição rasa e superficial, então em voga, e apresentar uma obediência perfeita da lei. (LOPES, 2019, p. 36)

1.3 O Senhor Jesus ratificou a infalibilidade da lei. Os opositores de Jesus insinuavam que ele estava sabotando a revelação de Deus dada a Moisés. Porém, longe disso, Jesus afirmou categoricamente que nem um “i” ou um “til” da lei jamais passarão até que tudo se cumpra (Mt 5.18). A Palavra de Deus é inerrante e infalível. A mente que a produziu não é humana, mas divina. A verdade nela contida não caduca com o tempo, mas é eterna (Mt 24.35). A lei apontava para Cristo. Os profetas falaram de Cristo. A lei cerimonial era uma sombra da realidade que é Cristo. Ele é o fim da lei (Rm 10.4). Os profetas anunciaram o nascimento, a vida, o ministério, as obras, a morte, a ressurreição e o senhorio de Cristo. Tudo isso, rigorosamente, se cumpriu nele (LOPES, 2019, p. 193)

II - O RELACIONAMENTO DOS JUDEUS COM A LEI

2.1 O relacionamento dos fariseus com a Lei. Os fariseus. Essa palavra provém do grego: “farisaios”, vem do adjetivo aramaico que significa: “separado, dividido”. Talvez seus inimigos tenham cunhado esse nome, pois os fariseus viviam separados do povo temendo a imundície. Eles gostavam de chamar-se “haberin”, “companheiros”, ou “qedosim”, “santos”. Ao lado da “lei oral”, os fariseus acrescentaram certos corolários, para explicar a lei, que se tornaram acréscimos insuportáveis aos judeus. Jesus os condenou por guardarem “preceitos e doutrinas de homens” em detrimento da verdadeira Lei do Senhor. Além da Lei, os fariseus guardavam preceitos de homens, que Jesus chamou de vã tradição (Mc 7.8,9). Esses mandamentos da tradição foram registrados e catalogados no Talmude. Eles colocavam essa “tradição” de homem acima da Lei de Deus (Mc 7.1-23) (TOGNINI, 2009, p.67)

2.2 O relacionamento dos saduceus com a Lei. Seita pequena de sacerdotes ricos e de influência, que antes de Cristo ganhou o domínio sobre o sacerdócio. Os saduceus não eram propriamente uma seita, nem um partido político e nem uma escola de filosofia; mas tinham características de todos os três (BOYER, 2002, p. 675). Surpreendentemente, os saduceus eram considerados conservadores quanto a doutrinas antigas, e consideravam o Templo e seu sistema sacrificial como supremos. Eles opunham-se aos fariseus, e o principal ponto de divisão era o entendimento da lei. Os dois partidos reconheciam a supremacia da Torá, mas os saduceus só aceitavam a lei escrita, enquanto os fariseus obedeciam ao amplo conjunto de tradições junto com a lei escrita (WYCLIFFE, 2007, p. 1727).

2.3 O relacionamento de Cristo com a Lei. Cristo responde à objeção de que ele estivesse menosprezando o AT, com a negação de qualquer esforço no sentido de anular ou revogar a Lei. Vim para cumprir. Cristo cumpriu o AT, obedecendo a Lei perfeitamente, cumprindo seus tipos e profecias, e pagando o preço total da Lei como o Substituto dos pecadores. Podemos acrescentar que a lei foi cumprida totalmente, além disso Ele valorizou os ensinos morais aplicados no coração dos homens, e não apenas no exterior.

IV - O PADRÃO MORAL DA LEI PARA OS DISCÍPULOS

4.1 O padrão moral para os discípulos tem que ser justo. Jesus chama seus discípulos para um tipo e qualidade de justiça diferentes dos escribas e fariseus: “Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no Reino dos céus” (Mt 5.20). Eles se orgulham da sua obediência exterior a muitos regulamentos extrabíblicos, mas ainda possuem coração impuro. Contudo, a justiça do Reino trabalha de dentro para fora, pois primeiro produz coração transformado e novas motivações (Rm 617; 2Co 5.17; Gl 5.22-23; Fp 2.12; Hb 8.10) a fim de que o comportamento efetivo dos seguidores de Jesus realmente “[exceda] em muito a justiça] dos escribas e fariseus (BÍBLIA DE ESTUDO NAA, 2018, p. 1707)

4.2 O padrão moral para os discípulos tem quer ser santo. Uma marca claríssima do Reino de Deus é a santidade. Desde o Antigo Testamento, o Senhor estabeleceu a santificação como premissa maior para sua dominação (Êx 19.5,6; Lv 11.44). A Bíblia mostra claramente a necessidade de vivermos uma vida santa por meio de várias exortações (Rm 13.13,14; Ef 4.17-24; Fp 4.8,9; Cl 3.5-10). A responsabilidade do crente quanto à santificação, é destacada pelo escritor aos Hebreus (Hb 12.14-a) (CHAMPLIN, 2002, p. 647). Sobretudo, a necessidade de uma vida santa é vista ao afirmar que: “[…] sem a santificação ninguém verá ao Senhor” (Hb 12.14-b). A vontade de Deus tem sido sempre de que seus filhos reflitam seu caráter (Tt 2.14).

4.3 O padrão moral da Lei para os discípulos foi ampliado. Interessante assinalar que no Novo Testamento, os padrões ético-morais são ampliados pelo nosso Senhor Jesus Cristo. É possível, à luz do Sermão da Montanha, traçarmos um rápido paralelo entre os ditames dados por meio de Moisés e por meio de Cristo. Notemos:


V – COMO DEVE SER OS VERDADEIROS DISCÍPLOS DO JESUS

Discípulos fiéis se caracterizam por qualidades como: a) permanecer na Palavra de Jesus, b) demonstrar fé inabalável e lealdade a ele, c) ter amor uns pelos outros, e) andar na luz, f) produzir frutos e g) prestar serviço humilde uns aos outros (Jo 8.31-36; 13.34-35). O discipulado exige também obediência (Lc 6.46) (ADEYEMO, 2010, p. 1252). Vejamos algumas características do verdadeiro discípulo:

5.1 O verdadeiro discípulo ama seu mestre (Mc 3.14; Lc 6 12.13). Jesus cumpriu as palavras da Antiga Aliança que nos ensinam a amar a Deus acima de tudo (Dt 6.5; Mc 12.30,31). Isso não significa deixar de amar a todos e a tudo, mas sim amar mais a Jesus. Na medida em que o meu amor por Jesus cresce, cresce também o meu amor pelas vidas ao meu redor, pela minha família e por mim mesmo (Jo 21.14; Lc 14.26). Marcos 3.14 nos diz que: “os escolheu para que estivessem com ele”. Isto quer dizer que Jesus os chamou para que fossem seus amigos (Jo 15.15).

5.2 O verdadeiro discípulo é submisso (Mc 10.42-45). No Dicionário submisso quer dizer: “dócil e servo”; o verdadeiro discípulo reconhece que Deus não aceita menos que um espírito quebrantado e contrito (Sl 51.17). A falta de submissão é como um câncer que cresce dentro de alguém, às vezes a pessoa nem percebe que tem essa doença, mas ele fica quieto, não dá sinais visíveis, mas num determinado instante estoura e destrói tudo que está por perto (1Sm. 15.24). Existem três áreas que mais claramente é manifestada a rebeldia do homem: Em palavras, argumentação e pensamentos.

CONCLUSÃO

Os fariseus, saduceus e escribas relacionavam-se com a Lei de Deus de modo legalista, além disso acrescentaram muitos preceitos humanos. O Senhor Jesus, por sua vez, cumpriu a Lei e ressaltou o principal moral e santo da Lei que deve nortear a vida de todo cristão.

REFERÊNCIAS

. ADEYEMO, Tokunboh et al. Comentário bíblico africano. Mundo Cristão

. BOYER, Orlando. Enciclopédia Bíblica. São Paulo: CPAD.

. CHAMPLIN, R. N. Dicionário de Bíblia, Teologia e Filosofia. HAGNOS.

. PFEIFFER, Charles F.; VOS, Howard F.; REA, John (Org.). Dicionário Bíblico Wicliffe. CPAD

. TOGNINI, Eneas. Período Inter bíblico. São Paulo: HAGNOS

. Bíblia de Estudo NAA. Sociedade Bíblica do Brasil, SBB.

Fonte: http://portal.rbc1.com.br/licoes-biblicas/index/ Acesso em 15 abr. 2022

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.