Adultos

Lição 1 - Adão, o primeiro homem V

SUPERINTENDENCIA DAS EBD'S DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS EM PERNAMBUCO

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2020

Adultos - A RAÇA HUMANA: origem, queda e redenção

COMENTARISTA: CLAUDIONOR CORREA DE ANDRADE

COMENTÁRIO: SUPERINTENDÊNCIA DAS EBD'S DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS EM PERNAMBUCO

 

LIÇÃO Nº 1 – ADÃO, O PRIMEIRO HOMEM

INTRODUÇÃO

Neste primeiro trimestre de 2020, estudaremos o tema: “A Raça Humana: origem, queda e redenção”. Na primeira lição deste trimestre falaremos sobre a origem do homem segundo o livro do Gênesis; destacaremos algumas verdades sobre Adão; e, por fim, falaremos da promessa da restauração da raça humana.

I – A ORIGEM DO HOMEM SEGUNDO O LIVRO DO GÊNESIS

Deus havia formado os céus e os preenchido com os luminares celestes e as aves que voam (Gn 1.1,14). Havia formado os mares e enchido as águas com várias criaturas aquáticas (Gn 1.9,20-22). A criação chegou a seu ápice quando, no sexto dia, o Senhor criou o primeiro homem, o qual, juntamente com sua esposa, teria domínio sobre a Terra e suas criaturas (Gn 1.26,27). Abaixo destacaremos algumas verdades bastante interessantes sobre o relato bíblico:

1.1 A criação do homem foi precedida pelo conselho divino. Enquanto o universo e os outros seres foram criados sob o impacto do “haja” de Deus, o homem teve criação de modo bem diferente. Deus concretizou o seu projeto para criar um ser especial, de forma especial, nos atos da criação. Assim, Ele, em conjunto com os outros componentes de sua Unidade, que se consubstanciam na Trindade (Pai, Filho e Espirito Santo) disse: “[…] Façamos o homem [...]” (Gn 1.26).

1.2 A criação do homem foi um ato imediato de Deus. A criação do homem segundo as Escrituras adveio de um ato imediato de Deus. Ele veio à existência por um ato especial da criação, e não mediante algum processo evolutivo. A razão, a ciência já atestaram que animal só gera animal, e humano só gera humano. É bom destacar também que o homem está numa categoria da criação acima dos animais, pois tem a capacidade de raciocinar, agir segundo a sua vontade, de falar, e principalmente, de se relacionar com o seu Criador.

1.3 A criação do homem foi distinta das outras criaturas. Quanto aos animais o relato bíblico nos informa que Deus os fez conforme a sua espécie, já quanto ao homem, o Criador o fez distinto das demais criaturas, o fez a “sua imagem e semelhança” (Gn 1.26,27). A semelhança de Deus com o homem se dá da seguinte forma:

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL (FORNECIMENTO DO MATERIAL) - PROF, PAULO AVELINO

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.