ASSEMBLEIA DE DEUS - IBOTIRAMA/BA
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2019
Adultos - O TABERNÁCULO: símbolos da obra redentora de Cristo
COMENTARISTA: ELIENAI CABRAL
COMENTÁRIO: PR. JOSAPHAT BATISTA SOARES
LIÇÃO Nº 13 – O SACERDÓCIO CELESTIAL
- INTRODUÇÃO:
- Os sacerdotes humanos eram cobertos de fraquezas e defeitos e, por isso, pouco podiam fazer pelos homens. Todavia, Jesus, como Sumo Sacerdote, era de uma ordem superior e perfeita e, por conta disso, capaz de condoer-se e socorrer os que a Ele recorrem. “Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão” (Hb 4.14).
I – TEXTO BÍBLICO
(Hebreus 9.11-15; Apocalipse 21.1-4)
...
PONTUAMOS AQUI ALGUMAS ILUSTRAÇÕES DA IGREJA QUE LIGAM A MESMA AO SACERDÓCIO CELESTIAL DE CRISTO
1 - A assembleia dos cidadãos. A Septuaginta emprega o mesmo termo ekklesía para traduzir o hebraico qahal, “assembleia, multidão humana reunida”, em referência à congregação de Israel (Dt 23.2; 31.30; 2Cr 6.3), e para verter mais quatro palavras menos frequentes no Antigo Testamento. Esse era o mesmo vocábulo para a assembleia dos cidadãos em Atenas. Mas o termo aparece no Novo Testamento com um significado glorioso: “Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos Santos e da família de Deus” (Ef 2.19) e “universal assembleia e igreja dos primogênitos” (Hb 12.23). Essas palavras expressam um tom de uma celebração jubilosa, de uma reunião festiva com todos os remidos como cidadãos da comunidade celestial (Ap 5.11-13).
[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. JOSAPHAT BATISTA SOARES