ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SETOR 31 - ERMELINO MATARAZZO/SÃO PAULO-SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2018
Adultos - Valores cristãos: enfrentando as questões morais de nosso tempo
COMENTARISTA: DOUGLAS ROBERTO DE ALMEIDA BAPTISTA
COMENTÁRIO: EV. MARCOS JACOB DE MEDEIROS
LIÇÃO Nº 5 – ÉTICA CRISTÃ, PENA DE MORTE E EUTANÁSIA
Texto: Rm 13.3-5; 1Samuel 2.6,7; João 8.3-5,7,10,11
Introdução: A pena de morte e a eutanásia violam a soberania divina. A vida foi dada por Deus e, portanto, pertence a Ele.
I - A PENA DE MORTE NAS ESCRITURAS
1. No Antigo Testamento
1.1. Aparece como punição retributiva (Gn 9.6; Êx 21.23)
. Punia-se com a morte o culpado por assassinato premeditado (Êx 21.12)
. Antes disso acontecer eram necessárias duas testemunhas para a efetivação do processo (Dt 17.6)
. A morte do homicida era vista como justiça contra a impunidade.
1.2. Houve exceção no caso de Davi quando premeditou a morte de Hurias (2Sm 11.3,4,15;12.13)
. Deus tratou pessoalmente do pecado de Davi (2Sm 12.10-12)
2. No Novo Testamento
2.1. Paulo constata a legalidade da pena de morte (Rm 13.4)
. Paulo não normatiza a pena de morte
. Paulo reconhece a existência da lei como dispositivo punitivo
2.2. O caso da mulher apanhada em adultério (Jo 8.4)
. Os escribas e fariseus exigiram o parecer de Jesus sobre a aplicação da pena de morte para a adúltera (Jo 8.5)
. No entanto, não trouxeram o adúltero, também. Tal era exigido por lei (Nm 35.30; Lv 20.10)
. Cristo absolveu a mulher e a exortou a deixar o pecado (Jo 8.11)
II - EUTANÁSIA: CONCEITOS E IMPLICAÇÕES
1. O conceito de eutanásia
1.1. Eutanásia: Boa morte. (gr) eu: 'boa'; thánatos: 'morte'
. Também conhecida como 'morte misericordiosa'
1.2. O vocábulo foi primeiramente usado pelo filósofo inglês Francis Bacon (1561-1627)
1.3. No sentido técnico, a eutanásia significa antecipar a morte de pacientes que padecem muitas dores em doenças terminais.
. Assim evita-se o sofrimento prolongado
1.4. As duas classificações da Eutanásia
. Passiva: Desliga-se os aparelhos que mantém o paciente vivo.
. Ativa: Medicar uma droga que acelere o processo de morte
2. As implicações da eutanásia
2.1. Tem implicações de ordem (1) legal (2) moral e, (3) ética
. Legal: A lei brasileira registra como 'crime' tal ato. Todos têm direito a 'inviolabilidade do direito à vida'
. Moral: É a violação do sexto mandamento (Êx 20.13)
. Quando concedida pelo paciente surge a questão do pecado de suicídio
. A quem interessa a eutanásia?
. Ao paciente?
. Ao plano de Saúde?
. Ética: É lícito exterminar pessoas doentes? Quem tem poder para decidir sobre a morte?
III - A VIDA HUMANA PERTENCE A DEUS
1. A fonte originária da Bíblia
1.1. Deus é a fonte originária
. Ele trouxe o universo à existência (Gn 1.1)
. Ele sustenta todas as coisas (Hb 1.3; Cl 1.17)
. Ele criou toda a espécie de seres vivos, bem como o ser humano (Gn 1.21-27; Cl 1.16)
. Deus criou o homem à sua imagem e semelhança (Gn 1.27)
. Deus tem o controle soberano de toda a vida (Dt 32.39; Lc 12.7; At 17.25)
1.2. Somente Deus tem autoridade exclusiva para conceder ou tirar a vida (1Sm 2.6)
2. O caráter sagrado da vida
2.1. É sagrada porque sua origem é divina
2.2. Existe a proibição de alguém tirar intencionalmente a vida de outro ser humano (Êx 20.13)
2.3. A dignidade da vida humana deve ser protegida (Sl 139.13-16;116.15)
. A vida deve ser respeitada (2Pe 1.3)
2.4. Buscar a morte como alívio para o sofrimento é decisão condenada nas Escrituras. (Jó 2.9)
. Deve-se sim, enaltecer a soberania divina sobre a existência humana (Jó 42.2)
Conclusão: O poder absoluto sobre a vida ou a morte pertence a Deus.
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