Adultos

Lição 8 - Uma aliança superior III

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SETOR 31 - ERMELINO MATARAZZO/SÃO PAULO-SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2018

Adultos - A supremacia de Cristo: Fé, esperança e ânimo na Carta aos Hebreus

COMENTARISTA: JOSÉ GONÇALVES

COMENTÁRIO: EV. MARCOS JACOB DE MEDEIROS

LIÇÃO Nº 8 – UMA ALIANÇA SUPERIOR

Texto: Hebreus 8.1-10

Introdução: A Nova Aliança em tudo é superior à Antiga porque se fundamenta em promessas superiores.

I – UM SANTUÁRIO SUPERIOR

1. Pertencente a uma dimensão superior.

1.1. O Santuário terrestre

. A construção do Santuário (Êx 25.1-9)

. Deus habitaria no Santuário (Êx 25.8)

1.2. Tanto o judaísmo como o cristianismo estavam familiarizados com a figura do tabernáculo de Moisés

1.3. O Santuário celestial

. Cristo entrou para oficiar, como Sumo Sacerdote, em nosso favor

. Esse é o ‘verdadeiro tabernáculo’

2. Possuidor de uma natureza superior.

2.1. O Santuário terreno era um modelo do verdadeiro

. Era um tipo que aponta para o Santuário celestial (Hb 8.5)

2.2. O santuário terreno era por natureza temporal, figura do verdadeiro santuário, que é espiritual e eterno.

3. Possuidor de uma importância superior

3.1. O Tabernáculo terrestre/celeste

. o tabernáculo terrestre propiciava as condições necessárias para manter comunhão no relacionamento com Deus / . O celestial essa condição é plenamente satisfeita

. O tabernáculo terrestre era a garantia da presença divina no meio do seu povo. Deus é santo e requer um povo santo. (Lv 19.2). / O celestial habita a plenitude da divindade

. O tabernáculo terrestre revelava a perfeição e a harmonia do caráter do Senhor vistas na sua arquitetura, tais como as gradações em metais e materiais, os graus de santidade exibidos no átrio, o lugar santo e o santo dos santos. / . Mas tudo isso era apenas “sombra” da perfeição e harmonia do tabernáculo celeste.

II – UM MINISTÉRIO SUPERIOR

1. No aspecto posicional.

1.1. Por ser de uma ordem superior, a ordem de Melquisedeque, Jesus:

. É verdadeiramente, sumo sacerdote-rei que cumpriu Salmo 110.4

. Ele não está sujeito às exigências do sistema levítico

. Ele não está limitado a um tabernáculo terreno.

2. No aspecto funcional.

2.1. No Antigo Pacto (Hb 8.3)

. Os sacerdotes ofereciam sacrifícios, repetidamente.

. Uma vez no ano o sumo sacerdote entrava no santo dos santos

2.2. No Novo Pacto

. Cristo ofereceu a si mesmo em sacrifício (1Co 5.7)

. O sacrifício de Cristo foi único, não é necessário que se repita

. Ele não está oferecendo sacrifício no céu

. Ele, agora, é nosso intercessor diante do Pai

3. No aspecto cultual.

3.1. Na época do autor aos Hebreus ainda se ofereciam sacrifícios (Hb 8.4)

. A atividade sacerdotal era extritamente ligada ao culto

3.2. A atividade sacerdotal de Cristo é celestial, portanto, superior

III – UMA PROMESSA SUPERIOR

1. De natureza interior e espiritual

1.1. A Lei agia de fora para dentro (Hb 8.9)

. Deus chamou Israel para ser seu povo (Êx 19.5,6)

. Essa aliança fora escrita em tábuas de pedras, revelando o lado exterior

1.2. Na Nova Aliança a lei divina está escrita no coração (Hb 8.10)

. Não mais do lado de fora, mas do lado de dentro

2.De natureza individual e universal.

2.1. Na Antiga Aliança

. Nem todos conheciam ao Senhor

. Estava reservado somente ao sacerdote, ao escriba e àqueles que se especializavam em minúcias da Lei.

2.2. Na Nova Aliança

. O Senhor prometeu ‘todos me conhecerão’ (Hb 8.11)

. O conhecimento do Senhor é para todos os crentes

3.De natureza relacional.

3.1. A Nova Aliança é um conserto de, graça e perdão (Hb 8.12)

. Deus não mais se lembra dos antigos pecados do seu povo (Hb 10.17)

Conclusão: Por pertencerem a essa Nova Aliança, os crentes desfrutam de promessas superiores. Por isso glorificamos a Deus por essas bênçãos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. MARCOS JACOB DE MEDEIROS

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