ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SETOR 31 - ERMELINO MATARAZZO/SÃO PAULO-SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2018
Adultos - A supremacia de Cristo: Fé, esperança e ânimo na Carta aos Hebreus
COMENTARISTA: JOSÉ GONÇALVES
COMENTÁRIO: EV. MARCOS JACOB DE MEDEIROS
LIÇÃO Nº 8 – UMA ALIANÇA SUPERIOR
Texto: Hebreus 8.1-10
Introdução: A Nova Aliança em tudo é superior à Antiga porque se fundamenta em promessas superiores.
I – UM SANTUÁRIO SUPERIOR
1. Pertencente a uma dimensão superior.
1.1. O Santuário terrestre
. A construção do Santuário (Êx 25.1-9)
. Deus habitaria no Santuário (Êx 25.8)
1.2. Tanto o judaísmo como o cristianismo estavam familiarizados com a figura do tabernáculo de Moisés
1.3. O Santuário celestial
. Cristo entrou para oficiar, como Sumo Sacerdote, em nosso favor
. Esse é o ‘verdadeiro tabernáculo’
2. Possuidor de uma natureza superior.
2.1. O Santuário terreno era um modelo do verdadeiro
. Era um tipo que aponta para o Santuário celestial (Hb 8.5)
2.2. O santuário terreno era por natureza temporal, figura do verdadeiro santuário, que é espiritual e eterno.
3. Possuidor de uma importância superior
3.1. O Tabernáculo terrestre/celeste
. o tabernáculo terrestre propiciava as condições necessárias para manter comunhão no relacionamento com Deus / . O celestial essa condição é plenamente satisfeita
. O tabernáculo terrestre era a garantia da presença divina no meio do seu povo. Deus é santo e requer um povo santo. (Lv 19.2). / O celestial habita a plenitude da divindade
. O tabernáculo terrestre revelava a perfeição e a harmonia do caráter do Senhor vistas na sua arquitetura, tais como as gradações em metais e materiais, os graus de santidade exibidos no átrio, o lugar santo e o santo dos santos. / . Mas tudo isso era apenas “sombra” da perfeição e harmonia do tabernáculo celeste.
II – UM MINISTÉRIO SUPERIOR
1. No aspecto posicional.
1.1. Por ser de uma ordem superior, a ordem de Melquisedeque, Jesus:
. É verdadeiramente, sumo sacerdote-rei que cumpriu Salmo 110.4
. Ele não está sujeito às exigências do sistema levítico
. Ele não está limitado a um tabernáculo terreno.
2. No aspecto funcional.
2.1. No Antigo Pacto (Hb 8.3)
. Os sacerdotes ofereciam sacrifícios, repetidamente.
. Uma vez no ano o sumo sacerdote entrava no santo dos santos
2.2. No Novo Pacto
. Cristo ofereceu a si mesmo em sacrifício (1Co 5.7)
. O sacrifício de Cristo foi único, não é necessário que se repita
. Ele não está oferecendo sacrifício no céu
. Ele, agora, é nosso intercessor diante do Pai
3. No aspecto cultual.
3.1. Na época do autor aos Hebreus ainda se ofereciam sacrifícios (Hb 8.4)
. A atividade sacerdotal era extritamente ligada ao culto
3.2. A atividade sacerdotal de Cristo é celestial, portanto, superior
III – UMA PROMESSA SUPERIOR
1. De natureza interior e espiritual
1.1. A Lei agia de fora para dentro (Hb 8.9)
. Deus chamou Israel para ser seu povo (Êx 19.5,6)
. Essa aliança fora escrita em tábuas de pedras, revelando o lado exterior
1.2. Na Nova Aliança a lei divina está escrita no coração (Hb 8.10)
. Não mais do lado de fora, mas do lado de dentro
2.De natureza individual e universal.
2.1. Na Antiga Aliança
. Nem todos conheciam ao Senhor
. Estava reservado somente ao sacerdote, ao escriba e àqueles que se especializavam em minúcias da Lei.
2.2. Na Nova Aliança
. O Senhor prometeu ‘todos me conhecerão’ (Hb 8.11)
. O conhecimento do Senhor é para todos os crentes
3.De natureza relacional.
3.1. A Nova Aliança é um conserto de, graça e perdão (Hb 8.12)
. Deus não mais se lembra dos antigos pecados do seu povo (Hb 10.17)
Conclusão: Por pertencerem a essa Nova Aliança, os crentes desfrutam de promessas superiores. Por isso glorificamos a Deus por essas bênçãos.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. MARCOS JACOB DE MEDEIROS