ASSEMBLEIA DE DEUS - MONTE TABOR/IMPERATRIZ-MA
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2017
Adultos - o caráter do cristão: moldado pela Palavra de Deus e provado como ouro
COMENTARISTA: ELINALDO RENOVATO DE LIMA
COMPLEMENTOS, ILUSTRAÇÕES E VÍDEOS: PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA
LIÇÃO Nº 3 – MELQUISEDEQUE, O REI DE JUSTIÇA
[yt_youtube url="https://www.youtube.com/watch?v=oHS3dCce4YQ&list=PL9TsOz8buX1_f7FmZsPzc4z0CgcbOvKDj" width="600" height="400" responsive="yes" autoplay="no" ]...
Comentários de Vários Livros com algumas modificações do Pr. Henrique
Melquisedeque מלכי צדק Malkiy-Tsedeq - Dicionário Strong
Melquisedeque = “meu rei é Sedeque”
1) rei de Salém e sacerdote do DEUS Altíssimo a quem Abrão deu o dízimo depois da batalha que teve para libertar Ló; ’a ordem de Melquisedeque’ a ordem do sacerdócio à qual CRISTO pertence.
Melquisedeque מלכי צדק Malkiy-Tsedeq - Dicionário Wycliffe
Em hebraico malki- Sedeq ou “rei da justiça”, é mencionado em Gênesis 14.18; Salmos 110.4; Hebreus 5.6,10; 6.20; 7.1,10,11.15,17. No livro de Gênesis ele é um rei-sacerdote cananeu de Salém (Jerusalém) que abençoou Abraão quando este retomou depois de salvar Ló, e a quem Abraão pagou o dízimo do espólio da batalha. Devido ao mistério que cerca seu repentino aparecimento no cenário da história, e seu igualmente repentino desaparecimento, ele tem sido identificado com um anjo (Orígenes), com o ESPÍRITO SANTO (Epifânio), com o Senhor JESUS CRISTO (Ambrósio), com Enoque (Calmet) e Sem (Targuns, Jerônimo, Lutero) et. al.
Quanto à religião, ele era “sacerdote do DEUS Altíssimo” (el ‘elyon). Os textos de Ras Shamra mostraram que as cidades cananéis tinham sumo sacerdotes na primeira metade do segundo milênio a.C.
A opinião tradicional diz que Melquisedeque era um verdadeiro adorador do Senhor (conforme Josefo, Irineu, Calvino, KD, Leupold, et ai). Se a data da vida de Abraão (aprox, 2000 a.C.) estiver correta, então Melquisedeque viveu antes da substituição de EÍ como principal deus dos cananeus, A adoração a Baal-Hadade foi estabelecida pela invasão dos amorreus no início do 2“ milênio a.C.
O Salmo 110.4 ("Jurou o Senhor, e não se arrependerá: tu és um sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque") é aceito como sendo de autoria de Davi - Observamos que em Mateus 22.43, JESUS atribui o Salmo a Davi e a referência a si mesmo como o Messias.
As passagens no livro de Hebreus trazem a mesma interpretação. O autor está discutindo a superioridade do sacerdócio de CRISTO em comparação ao de Arão. Melquisedeque e seu sacerdócio são um exemplo de CRISTO e de seu sacerdócio. O sacerdócio de Melquisedeque não estava limitado a uma raça ou tribo, sendo, portanto, universal. Sua realeza não foi herdada de seus país. E essa realeza também não foi transmitida a um descendente; e assim ela era eterna. Portanto, Melquisedeque é uma tipologia de CRISTO e de seu sacerdócio eterno e universal.
Melquisedeque era superior a Arão porque:
(1) Abraão, ancestral de Arão, pagou dízimos a Melquisedeque;
(2) Melquisedeque abençoou Abraão;
(3) os sacerdotes levíticos estavam sujeitos à morte, mas não há nenhuma informação sobre a morte de Melquisedeque.
Portanto, CRISTO e seu sacerdócio são superiores a Arão e seu sacerdócio.
De acordo com fragmentos encontrados na Caverna XI, em Qumran, Melquisedeque ocupava uma elevada posição no reino celestial na teologia de Qumran. Essa visão contemporânea de Melquisedeque torna mais fácil entender como o autor de Hebreus 7 podia discutir a superioridade de JESUS fazendo um apelo a esse personagem E.W.C.
Melquisedeque מלכי צדק Malkiy-Tsedeq - AJUDAS BÍBLICAS EXAUSTIVAS - BÍBLIA THOMPSON
rei de Salém: Gn 14:18; Sl 110:4; Hb 5:6; 6:20; 7:1.
Ver tb: Hb 5:10, Hb 7:17, Hb 7:21
Gênesis 14:18 (JFA-RC(Pt)) - E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e este era sacerdote do DEUS Altíssimo.
Salmos 110:4 (JFA-RC(Pt)) - Jurou o SENHOR e não se arrependerá: Tu és um sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque.
Hebreus 5:6 (JFA-RC(Pt)) - Como também diz noutro lugar: Tu és Sacerdote eternamente, segundo a ordem de Melquisedeque.
Hebreus 6:20 (JFA-RC(Pt)) - Onde JESUS, nosso precursor, entrou por nós, feito eternamente sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque.
Hebreus 7:1 (JFA-RC(Pt)) - Porque este Melquisedeque, que era rei de Salém, sacerdote do DEUS Altíssimo, e que saiu ao encontro de Abraão quando ele regressava da matança dos reis, e o abençoou,
Hebreus 5:10 (JFA-RC(Pt)) - Chamado por DEUS sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque.
Hebreus 7:17 (JFA-RC(Pt)) - Porque dele assim se testifica: Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem de Melquisedeque.
Hebreus 7:21 (JFA-RC(Pt)) - Mas este com juramento por aquele que lhe disse: Jurou o SENHOR, e não se arrependerá; Tu és sacerdote eternamente segundo a ordem de Melquisedeque,
O Misterioso Melquisedeque - Hebreus 7 - Wiesber, Comentário Bíblico. Editora Geográfica, 2008 - W. W. Wiersbe Expositivo
Se alguém nos pedisse para citar o nome das pessoas mais importantes do Antigo Testamento, duvido que Melquisedeque estaria em nossa lista. Ele aparece uma vez em Gênesis 14:17-24 e é mencionado novamente em Salmos 110:4. Dificilmente seria considerado um personagem de destaque. Mas o ESPÍRITO SANTO voltou ao Antigo Testamento e usou essas duas passagens para apresentar uma verdade crucial: o sacerdócio de JESUS CRISTO é superior ao de Arão, porque a "ordem de Melquisedeque" é superior à "ordem de Levi".
Hebreus 7 inicia a segunda seção principal. Um Sacerdócio Superior (Hb 7-10). Em Hebreus 7, o autor argumenta que, semelhante ao sacerdócio de Melquisedeque, o sacerdócio de CRISTO é superior em sua ordem. Em Hebreus 8 , a ênfase é sobre a aliança superior de CRISTO; Hebreus 9 enfatiza a superioridade de seu santuário, e Hebreus 10 conclui a seção argumentando em favor do sacrifício superior de CRISTO.
O povo de Israel estava habituado ao sacerdócio da tribo de Levi. Essa tribo foi escolhida por DEUS para servir no tabernáculo (Êx 29; Nm 18). Arão foi o primeiro sumo sacerdote nomeado por DEUS. Apesar de suas muitas falhas, os sacerdotes serviram a DEUS durante séculos; mas, agora, o autor afirma que tal sacerdócio acabou! A fim de defender sua declaração e de provar que a ordem de Melquisedeque é superior à de Arão, ele apresenta três argumentos.
[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]