ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2025
Adultos - A SANTÍSSIMA TRINDADE - O Deus Único revelado em Três Pessoas Eternas
COMENTARISTA: Douglas Roberto de Almeida Baptista
COMENTÁRIO: Pr. Caramuru Afonso Francisco

APÊNDICE Nº 2 – A TRINDADE PROFANA
O simulacro satânico de uma trindade apenas confirma esta doutrina bíblica.
TEXTO ÁUREO
“E da boca do dragão, e da boca da besta, e da boca do falso profeta vi saírem três espíritos imundos, semelhantes a rãs,” (Ap.16:13).
INTRODUÇÃO
- Em apêndice ao trimestre, faremos um estudo sobre a Trindade Profana.
- O simulacro satânico de uma trindade apenas confirma esta doutrina bíblica.
I – A TRINDADE PROFANA
- Estamos a estudar a Doutrina da Trindade ou Trinitarismo, uma das mais difíceis doutrinas bíblicas, mas que se apresenta como absolutamente fundamental para a salvação, pois a crença na Santíssima Trindade é condição “sine qua non” para que sejamos salvos (I Jo.2:20-26).
- Bem por isso, como salientamos no primeiro apêndice deste trimestre, há todo um esforço de Satanás para a disseminação de falsos ensinos que buscam fazer com que as pessoas não acreditem nesta doutrina.
- Este esforço do diabo se percebe já nos dias apostólicos, porquanto o fato de João, o último dos apóstolos, ter particularmente tratado desta circunstância em suas epístolas já é um sinal de que se tratava de tema que já estava sendo objeto de questionamento na Igreja.
- Com efeito, Jerônimo (347-420) afirma que Ebion, o líder da seita dos ebionitas, que foi o primeiro grupo conhecido a contestar a divindade de Jesus e, por conseguinte, a negar a Trindade, teria sido contemporâneo de João e repreendido por ele.
- O esforço do diabo bem se explica, porquanto, em se tratando de uma doutrina de difícil compreensão e fundamental para a própria salvação, é sempre um tema fértil para distorções e que, pela sua própria natureza, compromete diretamente a própria salvação, pois descrer na Trindade é, a um só tempo, descrer em Jesus como Senhor e Salvador, descrer na Sua obra redentora.
- No entanto, como o diabo é o pai da mentira e, como tal, não se firma na verdade (Jo.8:44), as suas próprias ações o desmentem, fazem-no cair em contradição.
- Seu pecado foi querer ser Deus, querer viver independentemente de seu Criador, achar que, por sua formosura, esplendor e posição na hierarquia celestial, poderia ocupar o trono de Deus (Is.14:13,14; Ez.28:17).
- Nesta sua vã pretensão, entretanto, age de tal modo que confirma a doutrina da Trindade, uma vez que, querendo fazer-se Deus, age de modo a imitar o Senhor e, conforme consta das Escrituras, para tanto se faz valer de um simulacro de trindade, a fim de que possa atingir os seus objetivos.
- Como ele quer passar-se por Deus e assemelhar-se a Ele, quando adota uma forma de agir baseada em três pessoas, está a confirmar que a Trindade realmente existe e que se trata de mentira sua a criação de doutrinas e filosofias para negá-la.
- Desta maneira, ao estudarmos a Trindade Profana, este simulacro de trindade criado pelo diabo, e já predito nas Escrituras, para, inclusive, demonstrar que, se Deus tem mistérios, o diabo não os tem, porque Deus, e só Ele, é onisciente, temos mais um motivo para crermos na Santa Trindade, pois, o diabo, mau imitador do Senhor, quis ter a sua trindade, a provar que a Trindade realmente existe.
- A Trindade Profana é formada pelo diabo e pelas duas bestas, o Anticristo e o Falso Profeta, que se manifestará durante a Grande Tribulação, após o arrebatamento da Igreja, quando o diabo e seus anjos serão expulsos dos lugares celestiais que ocupam desde quando pecaram (Ef.6:12) e precipitados sobre a face da Terra (Ap.12:9,12).
- Precipitado sobre a Terra, que não mais terá a Igreja, o diabo, então, tratará de seduzir dois homens, a quem entregará o controle do mundo, este sistema de que é o príncipe desde a queda da humanidade, unindo em torno deles os reinos deste mundo.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
