Adultos

Lição 13 - Perseverando na fé em Cristo III

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2025

Adultos - EM DEFESA DA FÉ CRISTà– Combatendo as antigas heresias que se apresentam com nova aparência

COMENTARISTA: Esequias Soares da Silva

COMENTÁRIO: EV. MARCOS JACOB DE MEDEIROS

LIÇÃO Nº 13 – PERSEVERANDO NA FÉ EM CRISTO

Texto: 2 Timóteo 3.10-17

Introdução: A Bíblia Sagrada é o único instrumento moral e espiritual estabelecido por Deus para aferir a nossa conduta diante do Criador, da sociedade, da pátria e da família.

I – DIANTE DAS HERESIAS É PRECISO PERSEVERANÇA

1. Os falsos mestres

1.1. Tanto as epístolas a Timóteo como a de Tito refutam as heresias

a. São contra as “fábulas ou as genealogias intermináveis” (1Tm 1.4; 4.7; Tt 3.9)

b. É chamada de falsa (1Tm 6.20)

1.2. É um combate ao pensamento gnóstico, que começou a surgir e chegou ao ápice no século 2.

a. Irineu de Lião (135-204) combateu o tal sistema em sua obra Contra as Heresias.

1.3. Paulo está combatendo dois principais grupos heréticos em sua geração:

a. Os gnósticos de sua geração

b. As heresias judaicas de sua época, também

. Os falsos “doutores da lei” (1Tm 1.7)

. Os da “circuncisão” (Tt 1.10)

. As “fábulas judaicas” (Tt 1.14)

2. A experiência apostólica (2Tm 3.10,11)

2.1. Paulo elogia a perseverança de Timóteo na fé e na doutrina em tempos tão difíceis (2Tm 3.10)

2.2. As perseguições são uma referência:

a. À experiência da primeira viagem missionária com Barnabé (At 13.8-12,50; 14.5-7,19)

b. É verdade que Timóteo se integrou à comitiva de Paulo em Listra (At 16.1-3).

. Essa integração ocorreu na segunda viagem missionária de Paulo

. Isso aconteceu depois dessas perseguições

. Contudo deve ter sido testemunha ocular de algumas dessas perseguições

3. Entendendo o “querer” (2Tm 3.12)

3.1. O verbo “querer” em 2Tm 3.12 é:

a. Uma resolução do coração

b. Uma vida com propósito

3.2. Sofrer pela causa do Evangelho é motivo para glorificar a Deus (1Pe 4.14)

3.3. É isso que Deus espera de cada um de nós na atualidade

4. Características dos enganadores (2Tm 3.13)

4.1. Enganadores ou impostores: (Gr: goēs)

a. Aparece uma só vez no Novo Testamento e nenhuma na Septuaginta

b. Usado na antiga literatura grega como:

. “embusteiro, impostor, feiticeiro, charlatão, encantador”

4.2. Essas pessoas denunciadas por Paulo pertencem ao campo religioso

a. Paulo está se referindo

. A ensinadores e doutrinadores de mentiras,

. A falsos mestres, em nada diferem dos falsos doutores.

b. Nenhum deles teve futuro promissor (2Pe 2.1-3)

II – APRENDENDO, SENDO INTEIRADO E SABENDO

1. De quem Timóteo aprendeu as Sagradas Letras? (2Tm 3.14)

1.1. A fonte de autoridade do aprendizado de Timóteo são as Escrituras Sagradas (2Tm 3.10-17)

1.2. Interessante que no versículo 14 o apóstolo emprega o pronome relativo, “de quem”, em “sabendo de quem o tens aprendido”, no plural grego, tinōn, literalmente ,“dos quais”, isso permite as seguintes traduções: “Você sabe quem foram os seus mestres na fé cristã” (NTLH); “pois conhece aqueles de quem aprendeu” (NVT); “confiar naqueles de quem você aprendeu” (NBV).

1.3. Desde a infância (2Tm 3.15)

a. Seria uma referência natural à sua mãe Eunice e à sua avó Loide (2 Tm 1.5)

b. Ao próprio apóstolo Paulo, também (2 Tm 2.2).

2. Permanecendo firme nas Sagradas Letras (2Tm 3.15)

2.1. Timóteo é exortado a permanecer firme “naquilo que aprendeu”

a. Porque sabia de quem tinha aprendido

b. Porque são as “sagradas letras”, os escritos sagrados, a Bíblia

2.2. O que ele aprendeu de sua mãe e de sua avó era uma herança espiritual

a. Seria útil para o exercício de seu ministério sob orientação de Paulo

2.3. É importante o ensino da Palavra desde a infância (Dt 6.4-8; Pv 22.6).

a. O ensino cristão deve começar em casa, no lar (Dt 6.6-9).

b. A igreja, por meio da Escola Bíblica Dominical, apoia e complementa essa formação.

3. A Bíblia é divinamente inspirada

3.1. Está escrito que “toda a Escritura é inspirada por Deus” (2Tm 3.16 - NAA).

3.2. O termo grego theopneustos, “inspirada por Deus, divinamente inspirada”

a. Vem da palavra Theos, “Deus”

b. Vem da palavra pneo, “respirar, soprar”

3.3. Ela tem autores humanos com inspiração divina (2Pe 1.21)

a. Esse caráter especial e único da “palavra dos profetas” a torna única no gênero.

b. Tem como alvo o ensino, a instrução (2Tm 3.15-17)

3.4. Nenhuma literatura no mundo possui essa prerrogativa

III – TENDO AS ESCRITURAS COMO O FUNDAMENTO

1. A autoridade apostólica

1.1. A Igreja se submete inquestionavelmente à autoridade dos apóstolos do Novo Testamento.

a. Sabemos que essa é a vontade de Deus.

1.2. Reconhecendo o Novo Testamento como Escritura Inspirada

a. Mateus e Lucas são colocados são colocados no mesmo nível do Antigo Testamento (1 Tm 5.18; Dt 25.4; Mt 10.10; Lc 10.7)

a. As epístolas paulinas são colocados no mesmo nível do Antigo Testamento (2Pe 3.15,16)

1.3. Todos os livros da Bíblia têm o mesmo grau de inspiração e a mesma autoridade;

a. Devemos dar a mesma atenção e credibilidade tanto aos profetas do Antigo Testamento como aos apóstolos do Novo.

2. Abrangência.

2.1. Em muitas passagens no Novo Testamento, o termo “Escritura (s)”:

a. Refere-se ao Antigo Testamento (Mt 21.42; Mc 12.10; Lc 24.27; Jo 2.22; 5.39).

2.2. Mas o contexto da expressão paulina “toda Escritura é inspirada por Deus”:

a. Não se restringe apenas ao Antigo Testamento

b. A intenção do Espírito Santo é mostrar que se trata de todos os 66 livros da Bíblia (2Pe 3.2)

3. O manual de Deus (2Tm 3.16b,17)

3.1. A Bíblia é boa para equipar qualquer pessoa que a leia para “toda a boa obra” (2Tm 3.17)

3.2. Estaríamos à deriva no mundo sem essas palavras (Sl 119.105).

Conclusão: A Bíblia é um guia seguro para toda a humanidade, e não somente para a Igreja. Ela é a única revelação de Deus escrita para o ser humano e a fonte de autoridade espiritual para aferir a nossa conduta diante de Deus, da sociedade e da família. Trata-se de uma orientação segura para a vida humana, a nação de Israel e a Igreja, bem como as exortações para o mundo, incluindo o aspecto político, social e religioso das nações.

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