ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - GUARULHOS
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2025
Adultos - EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ – Combatendo as antigas heresias que se apresentam com nova aparência
COMENTARISTA: Esequias Soares da Silva
COMENTÁRIO: PR. ANDERSON SOARES
LIÇÃO Nº 10 – O PECADO CORROMPE A NATUREZA HUMANA
(Obs. O texto em azul é uma reprodução do conteúdo da revista e o texto em preto é o texto comentado)
TEXTO ÁUREO
"Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. (Rm 3.23)
Esse versículo destaca a universalidade do pecado, mostrando que nenhum ser humano, por suas próprias forças, consegue alcançar a justiça diante de Deus. Ele enfatiza a necessidade da graça divina, pois a separação causada pelo pecado só pode ser restaurada através da redenção oferecida em Cristo. Assim, Paulo ensina que a salvação não vem por méritos humanos, mas pela fé em Jesus, que é o único caminho para a reconciliação com Deus.
VERDADE PRÁTICA
O pecado é um elemento real na vida de todas as pessoas desde o ventre materno.
A realidade do pecado na vida de todas as pessoas desde o ventre materno pode ser defendida teologicamente com base na doutrina do pecado original. A Escritura ensina que, por meio da queda de Adão, toda a humanidade foi corrompida pelo pecado, sendo este transmitido de geração em geração. O Salmo 51.5 expressa essa verdade ao afirmar: “Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.” Esse versículo não sugere um ato pecaminoso da concepção em si, mas indica que a natureza humana já nasce inclinada ao pecado.
Além disso, Romanos 5.12 reforça essa compreensão ao dizer que “por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram”. Isso mostra que a inclinação ao pecado não é adquirida apenas ao longo da vida, mas é uma condição inata da humanidade. Assim, teologicamente, o pecado não é apenas um comportamento aprendido, mas uma realidade presente desde a concepção, tornando necessária a graça redentora de Cristo desde o início da existência humana.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - Gênesis 3.1,6,7; Romanos 5.12-14
INTRODUÇÃO
Na introdução podemos listar os pontos principais de Gêneses 3 e Romanos 5 relacionando ambos:
Gêneses 3
1. A serpente questiona a ordem de Deus (Gênesis 3.1). 2. Eva é enganada e deseja o fruto proibido (Gênesis 3.2-6). 3. Eva come do fruto e dá a Adão, que também come (Gênesis 3.6). 4. Os olhos de ambos se abrem, e percebem sua nudez (Gênesis 3.7). 5. Escondem-se de Deus por vergonha e medo (Gênesis 3.8-10). 6. Deus confronta Adão e Eva sobre sua desobediência (Gênesis 3.11-13). 7. Deus pronuncia o juízo sobre a serpente, Eva e Adão (Gênesis 3.14-19). 8. Deus faz roupas de pele para cobri-los (Gênesis 3.21). 9. Adão e Eva são expulsos do Éden para impedir o acesso à árvore da vida (Gênesis 3.22-24).
Romanos 5 1. O pecado entrou no mundo por um só homem, Adão (Romanos 5.12). 2. A morte veio pelo pecado e passou a todos os homens (Romanos 5.12). 3. O pecado existia antes da lei, mas não era imputado sem a lei (Romanos 5.13). 4. A morte reinou desde Adão até Moisés, mesmo sobre os que não pecaram à semelhança de Adão (Romanos 5.14). 5. Adão é uma figura daquele que havia de vir, Cristo (Romanos 5.14). 6. O dom gratuito de Deus, por Cristo, supera a ofensa de Adão (Romanos 5.15). 7. O julgamento veio por um só para condenação, mas a graça veio por muitos para justificação (Romanos 5.16). 8. Pela ofensa de um, a morte reinou; pela justiça de Cristo, a vida reina (Romanos 5.17). 9. Por uma só ofensa veio a condenação a todos os homens (Romanos 5.18). 10. Pela obediência de um, muitos serão justificados (Romanos 5.19). 11. A lei veio para que o pecado abundasse, mas onde o pecado abundou, superabundou a graça (Romanos 5.20). 12. O pecado reinou para a morte, mas a graça reina pela justiça para a vida eterna em Cristo (Romanos 5.21)
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR ANDERSON SOARES