ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2025
Adultos - EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ – Combatendo as antigas heresias que se apresentam com nova aparência
COMENTARISTA: Esequias Soares da Silva
COMENTÁRIO: EV. MARCOS JACOB DE MEDEIROS
LIÇÃO Nº 1 – QUANDO AS HERESIAS AMEAÇAM A UNIDADE DA IGREJA
Texto: Atos 20.28-31; 1Pedro 3.15,16; 2Pedro 2.1-3
Introdução: Heresias são crenças e práticas contrárias ao pensamento bíblico que distorcem os pontos principais da doutrina bíblica.
1- AS AMEAÇAS DOS LOBOS VORAZES
1. Os cuidados pastorais (At 20.28)
1.1. Anciãos
a. Em At 10.17 são chamados de bispos
b. Foram constituídos pelo Espírito Santo para “apascentardes a igreja de Deus”, mostra que eles são pastores.
1.2. A função primordial do pastor é alimentar, guiar e proteger o rebanho (Lc 15.4-6)
a. Essa metáfora revela o relacionamento entre pastor e rebanho na igreja.
1.3. Uma das funções pastorais é:
a. Proteger a igreja contra as heresias
b. Guiar a igreja na verdade do Evangelho
1.4. Esse cuidado aparece nos ensinos de Jesus (Mt 7.15-20)
2. “Depois da minha partida” (At 20.29)
2.1. Essa expressão é uma palavra profética
a. Refere-se à morte do apóstolo
b. Refere-se ao avanço dos hereges no seio da igreja, no futuro.
2.2. ‘lobos cruéis’
a. Identifica os falsos doutrinadores
2.3. Tomemos cuidado:
a. A presença do verdadeiro ensino nem sempre é suficiente para impedir a manifestação do falso. (2Pe 2.1; Gl 1.7; Cl 2.8; Jd 4
b. Fiquemos sempre com a palavra inspirada pelo Espírito (2Pe 1.19-21)
3. A origem dos falsos mestres (At 20.30)
3.1. Preste atenção: (At 20.30)
a. Os lobos vorazes surgem de dentro da própria igreja “dentre vós mesmos”
b. Os lobos vorazes “falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si”.
3.2. Os discípulos deles ainda estão por aí.
a. São aqueles que se posicionam acima das Escrituras
b. Não tem o menor pudor espiritual
. Usam as redes sociais para “corrigir” a Bíblia
c. Discordam abertamente dos profetas e dos apóstolos bíblicos
d. Oferecem, com seus modernos discursos, um novo Evangelho (2Co 11.13-15)
3.3. Vemos, assim, a importância de estudar um campo da Teologia denominado de apologética
II - O QUE É APOLOGÉTICA?
1. Definição (1Pe 3.15)
1.1. Apologética Cristã é a defesa lógica e racional da fé cristã e de suas práticas doutrinárias
a. O termo vem do substantivo grego apologia, que literalmente significa “defesa, resposta”.
1.2. O termo grego traduzido por “responder”, em “preparados para responder com mansidão” em 1 Pedro 3.15 é apologia.
a. Numa tradução literal é “... sempre preparados para [uma] defesa”.
b. ‘explicar’ (NVT) = “sempre preparados para explicá-la”
1.3. A Apologética mostra que:
a. Os dados da revelação podem ser explicados de maneira metódica e sistemática
2. A que defesa Pedro se refere? (1Pe 3.16)
1. 1Pe 3.16 fala do bom testemunho cristão que prova a inconsistência das acusações contra os crentes.
1.1. Há quem argumente que essa defesa seja uma resposta a uma acusação
a. Visto que aparece ‘apologia’ numa acusação formal (At 22.1; 25.16)
b. Visto que aparece ‘apologia’ numa acusação informal (1Co 9.3; 2Co 7.11; Fp 1.7,16)
1.2. A explicação em 1Pe 3.16 é sobre a razão da fé dos cristãos, e isso diz respeito à doutrina cristã.
1.3. Ainda que Pedro esteja se referindo à resposta a uma acusação formal num ambiente hostil, não deixa de ser uma oportunidade para a defesa da fé cristã
a. Como aconteceu com o apóstolo Paulo diante de Festo (At 26.24,25)
b. Como aconteceu com o apóstolo Paulo diante de Agripa (At 26.27-29)
3. Por que devemos combater as heresias? (1Pe 3.16)
3.1. Para defesa própria (1Tm 4.16) :
a. Os cristãos devem estar informados daquilo que os vários grupos ensinam e saber a forma de refutá-los biblicamente
3.2. Para ajudar os outros na compreensão da própria fé:
a. os que rejeitam pontos fundamentais da fé cristã (Tt 1.9)
3.3. Esse debate sobre as crenças:
a. Deve ocorrer de maneira respeitosa
b. Deve ocorrer com argumentos e fundamentação bíblica,
c. Deve ser respondidas as objeções contra a fé cristã.
3.4. O êxito dessa luta é garantido quando se está nos domínios do Espírito Santo (Jo 16.13).
III - O QUE SÃO HERESIAS?
1. Seitas e heresias
1.1. Heresia (Gr: hairesis) : “seita” (At 5.17; 15.5; 24.5; 28.22) e “heresias” (1 Co 11.19; Gl 5.20; 2 Pe 2.1).
1.2. O Cristianismo também chamado de “seita” pelos que não o conheciam (At 24.5,14; 28.22).
1.3. A palavra “seita” é usada para designar as religiões heterodoxas.
2. “Hairesis” no Novo Testamento
2.1. Esse vocábulo aparece com o sentido de “partido, espírito sectário”
a. Nem sempre representa uma ruptura com o sistema convencional de determinada comunidade.
2.2. Os saduceus e os fariseus eram seitas que formavam facções dentro do próprio judaísmo (At 5.17; 26.5)
2.3. Paulo adverte para que não haja no seio da igreja essas divisões (hairesis)
a. Ele condena as inovações doutrinárias que causam divisão (1 Co 11.19; Gl 5.20).
3. Heresias de perdição
3.1. É nessa passagem que hairesis apresenta o sentido de erro doutrinário como a “heresia”, propriamente dita, no campo teológico que nós conhecemos hoje. (2Pe 2.1)
3.2. As heresias distorcem os pontos principais da doutrina cristã no que diz respeito a Deus:
a. Trindade
b. O Senhor Jesus Cristo e o Espírito Santo
c. O ser humano:
. Sua natureza, pecado, salvação, origem e destino
d. Aos anjos
e. À igreja
f. Às Escrituras Sagradas
3.3. Gravíssimo erro é quando diz respeito à Divindade e interfere na salvação (2Pe 2.1b),
a. Não existe salvação sem Jesus (Jo 14.6; At 4.12).
Conclusão: Os apóstolos responderam aos opositores da fé cristã e lançaram a base da nossa teologia. Todos os escritos do Novo Testamento mostram essa luta acirrada contra as falsas doutrinas. É, pois, tarefa da igreja atual “batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos” (Jd 3).
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