Adultos

Lição 13 - As Promessas de Deus são infalíveis VI

ASSEMBLEIA DE DEUS TRADICIONAL - CEADTAM - CGABD

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2024

Adultos - AS PROMESSAS DE DEUS: Confie e viva as bênçãos do Senhor porque fiel é O Que prometeu

COMENTARISTA: Elinaldo Renovato de Lima

COMENTÁRIO: EV. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA

LIÇÃO Nº 13 – AS PROMESSAS DE DEUS SÃO INFALÍVEIS

As Escrituras Sagradas afirmam que o Senhor não envia a Sua Palavra sem finalidade e, portanto, ela não volta vazia (Is 55.1). Antes, a palavra do Senhor cumpre o desígnio para o qual foi enviada. Nesse sentido, a fidelidade de Deus está vinculada aos atributos exclusivos de Seu caráter, a saber: a onipotência, a onipresença, a onisciência e, por fim, a imutabilidade. É a fidelidade de Deus que nos garante a confiança que temos em Suas promessas.

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

DEUS É INFALÍVEL

Não podemos nunca desprezar a essência de Deus. Diferentemente de toda a raça humana, que acabam mudando com frequência as suas opiniões de acordo com o meio no qual vivem, o nosso Deus não pode negar a si mesmo, adaptando-se às situações para melhor se enquadrar ao ambiente.
No livro do profeta Malaquias lemos: “Porque eu, o Senhor, não mudo” (Ml 3.6). Esse destaque nos lembra que Deus permanece o mesmo por toda a eternidade (Hb 13.8), e embora o homem falhe com constância, o nosso Pai eterno permanecerá infalível, e todas as suas palavras irão se cumprir assim como foram ditas.

Embora os líderes humanos tenham muito a oferecer, devemos conservar nossos olhos em Cristo, nosso líder supremo. Diferentemente de qualquer líder humano, Ele nunca mudará. Cristo foi e será o mesmo sempre. Em um mundo mutável, podemos confiar no nosso Senhor imutável.

Estamos debaixo de sua promessa, de que um dia estaremos para sempre com o Senhor. Quando esse dia chegar todo sofrimento ficará para trás, e nós estaremos livres para sempre de todo o pecado que de perto nos rodeia. Destaque

Com base na fidelidade de Deus, podemos ter a certeza de que não ficaremos desam- parados. A esperança do cristão não ficará malograda (Pv 23.18). Por essa razão, o relaciona- mento do crente para com Deus deve se intensificar à medida que alcança a maturidade cristã. É importante ter em mente que a base dessa relação são as Suas promessas, embora sejam de fundamental importância para o exercício da fé.

DEUS NÃO MENTE E NEM SE ARREPENDE

A verdade de que Deus nunca muda é qual âncora segura para nossa fé. Significa que os crentes dos nossos dias não devem se dar por satisfeitos, antes de experimentarem a mesma salvação, comunhão com Deus, batismo no Espírito Santo e o poder que os crentes do Novo Testamento experimentavam no servir a Deus, mediante Cristo Jesus.

Por estar livre da prisão temporal que o tempo chronos proporciona, Deus preenche todo o tempo por habitar na eternidade. Por isso, tudo o que acontecerá no nosso futuro Ele já sabe, assim não pode se arrepender em suas promessas, palavras nem atitudes. Ele não mente, e não poderá nunca mentir.

Deus jamais muda seus propósitos, pois se o fizesse, certamente estaria contradizendo o seu próprio caráter. Paulo faz um contraste entre a natureza humana e a divina, quando escreve sobre a glória que se segue após o sofrimento de Cristo: “Se formos infiéis, ele per- manece fiel; não pode negar-se a si mesmo” (2 Tm 2.13). A fidelidade de Deus é absoluta por causa daquilo que Ele é: fiel e verdadeiro (Dt 32.4; Sl 89.8; 1 Ts 5.23; Hb 10.23; 1 Jo 1.9).

Destaque

Deus permanece estável quanto à sua natureza, ao passo que se mostra flexível nas suas ações. Quando Deus faz uma aliança com alguém, a sua promessa é um selo e garantia suficiente de sua imutável natureza e propósitos: “Pelo que, querendo Deus mostrar abundantemente a imutabilidade do seu conselho aos herdeiros da promessa, se interpôs com juramento” (Hb 6.17). AS INFALÍVEIS PROMESSAS DE DEUS

Com base na fidelidade de Deus, o crente encontra um alicerce seguro para firmar a sua esperança. Quando depositamos a nossa confiança no Senhor, e verdadeiramente descan- samos em suas promessas, entenderemos que mesmo que a dificuldade da vida venha tentar nos sucumbir, nosso redentor sempre estará pronto a nos sustentar com as suas poderosas mãos.

Temos uma promessa de que como parte integrante do Corpo de Cristo, somos conta- dos como o povo que viverá eternamente com Ele, livres de todas as mazelas e males que o pecado nos trouxe. E podemos confiar no que lemos em Sua palavra, pois nEle não encontra- mos sombra de variação (Tg 1.17).

Somos convidados a confiar plenamente em Deus, que suprirá as nossas necessidades bem como nos conduzirá pelo correto caminho que nos levará à vida eterna. Essa deve ser sempre o fundamento da nossa fé, pois estando nEle gozaremos de uma plena paz que nos garante que suas infalíveis promessas se cumprirão no tempo certo.

A base da confiança é a satisfação por estar na presença do Verdadeiro Deus, em quem não há sombra de variação (Tg 1.17). Não se esqueça, Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente (Hb 13.8). Portanto, cremos que as promessas de Deus são infalíveis porque sabemos que Ele é infalível.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

Copyright © 2003 - 2025 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.