ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2024
Adultos - AS PROMESSAS DE DEUS: Confie e viva as bênçãos do Senhor porque fiel é O Que prometeu
COMENTARISTA: Elinaldo Renovato de Lima
COMENTÁRIO: Pr. Caramuru Afonso Francisco
LIÇÃO Nº 3 – PROMESSAS DE DEUS PARA A IGREJA
Deus fez promessas para a Igreja.
INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo sobre as promessas de Deus, veremos que promessas Deus deu para a Igreja.
- Deus fez promessas para a Igreja.
I – A ORIGEM DA IGREJA
- Na sequência do estudo das promessas de Deus, estudaremos hoje as promessas que Deus fez para a Igreja, um dos três povos existentes sobre a face da Terra sob a ótica divina (I Co.10:32). Quando a Igreja surgiu? Quando ela foi concebida?
- Pois bem, assim como a salvação estava prevista desde antes da fundação do mundo, de igual modo a igreja já estava estabelecida por Deus ainda antes que o mundo existisse.
- A Igreja foi o “…mistério de Cristo, o qual noutros séculos não foi manifestado aos filhos dos homens, como agora tem sido revelado pelo Espírito aos Seus santos apóstolos e profetas, a saber, que os gentios são coerdeiros e de um mesmo corpo, e participantes da promessa em Cristo pelo evangelho.” (Ef.3:4-6).
- Como afirma a Declaração de Fé das Assembleias de Deus: “…A igreja envolve um mistério que não foi revelado no Antigo Testamento, mas que foi manifesto aos santos na nova aliança [Ef.5:32; Cl.1:26,27] …” (DFAD XI, p.120).
- A igreja era o grande mistério de Cristo que só foi revelado pelo próprio Senhor quando fez a famosa “declaração de Cesareia”, quando afirmou que edificaria a Sua igreja e as portas do inferno não prevaleceriam contra ela (Mt.16:18).
- Parece-nos que havia como que uma senha do Pai ao Filho, para que Ele só revelasse este grande mistério quando o Pai revelasse a um homem que Jesus era o Cristo, o Filho do Deus vivo.
- Isto aconteceu em Cesareia de Filipe, que era uma cidade construída por Filipe, tetrarca da Itureia e da província de Traconites, filho de Herodes, o Grande (Lc.3:1), e que era um “abrigo idólatra” na terra de Israel, pois ali havia vários templos de diversas divindades, inclusive templos em homenagem aos dois primeiros imperadores romanos, César Augusto e Tibério.
- Neste local, onde havia culto a vários deuses, o Pai revela a Pedro que o único e verdadeiro Deus havia Se humanizado e era o Senhor Jesus e, então, diante de tal revelação, Cristo revela o mistério da Igreja, este povo que se formaria por intermédio do Deus feito homem.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. CARAMURU AFONSO FRANCISCO