ASSEMBLEIA DE DEUS CELEBRANDO AO REI - AMERICANA/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2024
Adultos - A CARREIRA QUE NOS ESTÁ PROPOSTA - o caminho da salvação, santidade e perseverança para chegar ao céu
COMENTARISTA: Osiel Gomes da Silva
COMPLEMENTOS, ILUSTRAÇÕES E VÍDEOS: PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA
LIÇÃO Nº 1 – O INÍCIO DA CAMINHADA
...
SUBSÍDIOS EXTRAS PARA A LIÇÃO
Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o ESPÍRITO SANTO da promessa. Efésios 1:13
Estamos em CRISTO após ouvirmos o evangelho e crermos neste evangelho que nos diz que JESUS CRISTO veio a terra como homem, viveu aqui como homem, tomou sobre Ele nossos pecados, doenças, enfermidades, maldições. Morreu em nosso lugar, levando sobre Ele o juízo que era para nós. Morreu na cruz, no calvário, em nosso lugar. Ressuscitou ao terceiro dia.
Depois de ouvirmos isto e crermos recebemos o convencimento do ESPÍRITO SANTO do pecado, da justiça e do Juízo e nos arrependemos. Aí nascemos de novo para uma nova vida com CRISTO tendo o ESPÍRITO SANTO morando em nós.
E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo: João 16:8
pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de DEUS, a qual vive e é permanente. 1 Pedro 1:23
para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, Efésios 5:26
Logo, a fé vem pelo ouvir, e o ouvir vem pela palavra de CRISTO. Rm 10.17
Visto como, na sabedoria de DEUS, o mundo não conheceu a DEUS pela sua sabedoria, aprouve a DEUS salvar os crentes pela loucura da pregação. I Coríntios 1:21
A Regeneração (TEOLOGIA SIST.HORTON)
Quando correspondemos ao chamado divino e ao convi¬te do ESPÍRITO e da Palavra, DEUS realiza atos soberanos que nos introduzem na família do seu Reino: regenera os que estão mortos nos seus delitos e pecados; justifica os que estão condenados diante de um DEUS santo; e adota os filhos do inimigo. Embora estes atos ocorram simultaneamente na¬quele que crê, é possível examiná-los separadamente.
A regeneração é a ação decisiva e instantânea do ESPÍRITO SANTO, mediante a qual Ele cria de novo a natureza interior. O substantivo grego (palingenesia) traduzido por "regenera¬ção" aparece apenas duas vezes no Novo Testamento. Mateus 19.28 emprega-o com referência aos tempos do fim. Somen¬te em Tito 3.5 se refere à renovação espiritual do indivíduo. Embora o Antigo Testamento tenha em vista a nação de Israel, a Bíblia emprega várias figuras de linguagem para descrever o que acontece. O Senhor "tirará da sua carne o coração de pedra e lhes dará um coração de carne" (Ez 11.19). DEUS diz: "Espalharei água pura sobre vós, e ficareis purificados... E vos darei um coração novo e porei dentro de vós um espírito novo... E porei dentro de vós o meu espírito e farei que andeis nos meus estatutos" (Ez 36.25-27). DEUS colocará a sua lei "no seu interior e a escreverá no seu coração" (Jr 31.33). Ele "circuncidará o teu coração... para amares ao Senhor" (Dt 30.6).
O Novo Testamento apresenta a figura do ser criado de novo (2 Co 5.17) e a da renovação (Tt 3.5), porém a mais comum é a de "nascer" (gr. gennaõ, "gerar" ou "dar à luz"). JESUS disse: "Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de DEUS" (Jo 3.3). Pedro declara que DEUS, em sua grande misericórdia; "nos gerou de novo para uma viva esperança" (1 Pe 1.3). É uma obra que somente DEUS realiza. Nascer de novo diz respeito a uma transformação radical. Mas ainda se faz mister um processo de amadurecimento. A regeneração é o início do nosso crescimento no conhecimento de DEUS, na nossa experiência de CRISTO e do ESPÍRITO e no nosso caráter moral.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA