ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2024
Adultos - O CORPO DE CRISTO - origem, natureza e vocação da Igreja no mundo
COMENTARISTA: José Gonçalves
COMENTÁRIO: EV. MARCOS JACOB DE MEDEIROS
LIÇÃO Nº 5 – A MISSÃO DA IGREJA DE CRISTO
Texto: Marcos 16.14-20; Atos 2.42-47
Introdução: Como o sal fora do saleiro cumpre a sua função de salgar, assim a Igreja quando adora e discipula, testemunha das insondáveis riquezas de Cristo.
I - PREGAÇÃO E INSTRUÇÃO
1. Proclamando as Boas-Novas
1.1. A Igreja foi fundada por Cristo como uma instituição para abençoar o mundo. (Mt 16.18)
a. Essa missão é exercida por meio da pregação do Evangelho (1Co 1.21)
1.2. Após ressuscitado, Jesus comissionou os discípulos a pregarem o Evangelho (Mc 16.14-20).
a. Marcos usou o verbo grego Keryssó, (“pregar”, “proclamar”).
. O sentido é de um arauto que proclama algo
. É o termo usado para mostrar João, o batista, “pregando no deserto da Judeia” (Mt 3.1)
. É o termo usado para mostrar Jesus Cristo quando começou a pregar (Mt 4.17).
2. O objeto da pregação
2.1. euangelizô; Pregar as Boas-Novas (Refere-se à Grande Comissão)
a. Esse verbo ocorre 54 vezes no Novo Testamento
2.2. Os cristãos primitivos “não cessavam de ensinar e de anunciar a Jesus Cristo” (At 5.42).
a. Pregar a Jesus Cristo é proclamar ao mundo caído que Ele está vivo e pronto para salvar
2.3. Pregar a mensagem da cruz é anunciar o Evangelho do Reino de Deus revelado em Cristo (At 8.12).
3. Discipulando os convertidos
3.1. “Pregar” e “proclamar” é levar a Palavra de Deus aos que estão do lado de fora da Igreja
3.2. Discipular” é instruir os que estão do lado de dentro
a. O verbo “discipular”, do grego matheteuo, ocorre somente quatro vezes no Novo Testamento
b. O substantivo “discípulo” (gr. mathetés) ocorre 261 vezes (Mt 28.19)
c. A Igreja não é formada apenas por “crentes”, a Igreja é formada por discípulos.
. Alguém pode estar na igreja local sem, contudo, ser um discípulo.
II - ADORAÇÃO E EDIFICAÇÃO
1. Uma comunidade adoradora
1.1. O significado de adoração
a. Adorar (Gr: latreia)
b. No contexto bíblico, a adoração significa dar a glória que é devida somente a Deus
c. É tirar a atenção de nós mesmos para centrarmos unicamente no Senhor (Mt 4.10)
d. A adoração tem a ver com o nosso serviço a Deus (Rm 12.1 ‘culto’= latreia)
. Tem a ver com nossa maneira de ser, agir e viver.
. É viver a vida para Deus!
e. Não é algo que se faz apenas no momento do culto público ou privativamente.
2. Uma comunidade edificadora
2.1. Edificar: (Gr: oikodomé): é usada no seu sentido literal de construir um edifício e, metaforicamente, no sentido de crescimento espiritual
. Edifício (Mt 7.24)
. Devemos edificar uns aos outros (1Ts 5.11)
. Crescimento espiritual (Ef 4.12)
. Os dons espirituais ajudam nesse crescimento (1Co 14.3,4,5)
III - COMUNHÃO E SOCIALIZAÇÃO
1. A fé na esfera fraternal
1.1. Um dos pilares da Igreja Primitiva estava na comunhão (At 2.42).
1.2. Comunhão: (Gr: Koinonia) = “parceria”, “participação” e "comunhão espiritual”.
a. Ocorre 19 vezes no Novo Testamento
1.3. Vivemos na luz, portanto, devemos viver em comunhão (1Jo 1.7)
a. Sem comunhão não há igreja edificada
b. A falta de comunhão traz fragmentação no corpo de Cristo
2. Unidade e Fraternidade
2.1. A igreja se expressa por meio da unidade e fraternidade entre seus membros (1Jo 1.3).
a. Devemos nos esforçar por manter a fraternidade cristã em nossas igrejas locais (Hb 13.16).
2.2. Jesus orou pela união fraterna de seus discípulos (Jo 17.21).
3. A fé na esfera social
3.1. A fé cristã também precisa ser expressa na esfera pública.
a. Ela tem o seu lado social
3.2. O verbo grego koinoneo possui também o sentido de “ajuda contributiva e partilha”.
a. É usado por Paulo com esse sentido em Romanos 12.13.
. O sentido nesse texto é o de socorrer os mais pobres em suas necessidades.
b. Paulo elogiou os Filipenses por serem conscientes da dimensão social do Evangelho (Fp 4.15).
. Não se trata apenas de matar a fome dos pobres deixando-os vazios de Deus.
c. É o exercício da fé cristã na sua integralidade
3.3. A igreja, portanto, não pode exercer sua fé da maneira bíblica esquecendo dos mais carentes ou mais pobres.
a. Jesus ressaltou esse fato (Mt 25.35,36).
b. Tiago chama a atenção para esse fato (Tg 2.15,16)
Conclusão: Ao mostrar Jesus Cristo ao mundo perdido, produzir discípulos e transformá-los em adoradores, a Igreja cumpre com a missão para a qual foi chamada.
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