ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2024
Adultos - O CORPO DE CRISTO - origem, natureza e vocação da Igreja no mundo
COMENTARISTA: José Gonçalves
COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA
LIÇÃO Nº 3 – A NATUREZA DA IGREJA
A aula desta semana tem como propósito apresentar a natureza da Igreja. Nesse sentido, a intenção é mostrar a sua essência, dimensão, propósito e razão de existir. Nesta lição, veremos que a natureza da Igreja está fundamentada nas dimensões confessional, local, universal e comunitária.
O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.
A NATUREZA DA IGREJA NA SUA DIMENSÃO CONFESSIONAL
Em um aspecto confessional, a Igreja possui uma dimensão, em primeira análise, puramente bíblica e fundamentada na Palavra. Se alguma reunião de crentes se dá com fundamentos em profecias, misticismo, ou outra coisa a não ser as Sagradas Escrituras, tal movimento não pode ser confundido com a reunião da Igreja do Senhor.
O fundamento que rege o nosso culto e a nossa doutrina está puramente vinculado a Bíblia Sagrada. Ela é o manual de fé e prática de todo cristão. Ela é a bússola que rege a caminhada cristã, e responsável por nos fazer conhecer os preceitos de Deus e a Sua vontade para nós.
Outro fator destacável na dimensão confessional, é o fato de que a Igreja é o local da habitação do Espírito Santo de Deus. Ele é o responsável pela instrução, direção, capacitação, revestimento e consolação da Noiva do Cordeiro.
Sua obra também consiste em santificar a Igreja para o encontro com o Senhor, e, um fator importante, é o Espírito Santo quem convence o homem do pecado, da justiça e do juízo. É por causa do Espírito Santo que o pecador é convencido da sua situação atual, e pode, assim, conduzido pelo Espírito Santo, voltar-se para o Senhor e reconhecê-lo como Salvador de sua vida.
Portanto, todo aquele que faz parte da Igreja do Senhor tem por característica principal ser cheio do Espírito e andar no Espírito. Sem essa ação dinâmica do Espírito na vida da Igreja, ela perde sua capacidade de operação para e no Reino de Deus.
Destaque
A dimensão confessional se deve ao fato de a Igreja estar fundamentada nas Sagradas Escrituras. Logo, o manual e regra de fé e prática da Igreja é a Palavra de Deus. Todos quantos são membros do Corpo de Cristo seguem o ensinamento bíblico e o adotam como código de ética (1 Co 12.12). Esse compromisso coaduna com a ação do Espírito Santo que capacita o crente a ser fervoroso e atuante na Seara do Senhor.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA