ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2024
Adultos - O CORPO DE CRISTO - origem, natureza e vocação da Igreja no mundo
COMENTARISTA: José Gonçalves
COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA
LIÇÃO Nº 1 – A ORIGEM DA IGREJA
Estamos iniciando um novo trimestre de estudos. Neste trimestre, aprenderemos sobre a origem, a natureza e o desenvolvimento da Igreja como instituição estabelecida pelo Senhor Jesus neste mundo. Veremos que a Igreja existe para o cumprimento de uma missão muito especial. Para tanto, ela possui ordenanças e funções ministeriais que possibilitam a sua atuação como representante de Cristo neste mundo.
O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.
O POVO DE DEUS NA BÍBLIA E NA HISTÓRIA
Olhando mediante uma análise bíblica e histórica, já encontramos reuniões de pessoas para a adoração a Deus desde o Antigo Testamento. A congregação de Israel, como era assim conhecida, já apontava o desejo do Criador em possuir um povo que se reúna para a Sua adoração e serviço.
Mesmo entendendo que o termo congregação a que o Antigo Testamento apresentou referia-se ao Israel étnico, não podemos desprezar o ajuntamento de pessoas que demonstram que a preocupação principal de Deus não era a de criar uma instituição formal e legal que levasse o Seu nome, mas sim reunir um povo que, debaixo de Seus estatutos, pudesse carregar e levar o Seu nome, como representantes fieis de Sua presença na terra.
Quando chegamos às páginas do Novo Testamento encontramos isso de maneira clara e latente. Cristo resgatou um povo que passou, no livro dos Atos dos Apóstolos, a ser chamado Igreja.
O termo Igreja refere-se frequentemente ao prédio onde os crentes se reúnem (por exemplo: “Estamos indo à igreja”). Pode indicar a nossa comunhão local ou denominação (“Minha igreja ensina o batismo por imersão”) ou um grupo religioso regional ou nacional (“a igreja da Inglaterra”). A palavra é empregada frequentemente com referência a todos os crentes nascidos de novo, independentemente de suas diferenças geográficas e culturais (“a Igreja do Senhor Jesus Cristo”). Mas, seja como for, o significado bíblico de “Igreja” refere-se primariamente não às instituições e culturas, mas, sim, às pessoas reconciliadas com Deus mediante a obra salvífica de Cristo e que agora pertencem a Ele.
Destaque
A história da Igreja perpassa os séculos e a compreensão do que significa a Igreja mudou de acordo com as épocas. Contudo, há uma perspectiva presente na sua origem que nunca deixou de existir, haja vista a obra do Espírito Santo em preservá-la: a Igreja foi chamada para viver como uma comunidade de fé, avulsa ao pecado, fora do sistema mundano que tem a Satanás como seu principal regente, e foi delegada a servir o Senhor e a compartilhar das bênçãos espirituais disponíveis em Seu Reino.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA