ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2025
Adolescentes: : GÊNESIS, O LIVRO DOS GRANDES COMEÇOS
COMENTARISTA: JOÃO PAULO MENDES
COMENTÁRIO: PROF.ª SULAMITA MACEDO
LIÇÃO Nº 9 – ISAQUE E REBECA: UM CASAL ESPECIAL
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: Isaque e Rebeca, um Casal Especial, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Para iniciar o esutdo do tema, apliquem a dinâmica “Coma o Chocolate!”.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Coma o Chocolate!
Objetivos:
Refletir de forma prazerosa os resultados da obediência
Introduzir o estudo sobre uma família que obedeceu a Deus, com ênfase na vida do casal Isaque e Rebeca.
Materiais:
01 caixa com tampa
01 chocolate
Fita adesiva para fixar o chocolate dentro da caixa
A Expressão digitada “Coma o chocolate”. Este papel deverá ser colocado dentro da caixa, encobrindo o chocolate.
Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo.
Observação: O nome da dinâmica não deve ser mencionada para o alunos, pois perderá toda a surpresa e expectativa.
- Apresentem a caixa e falem: Dentro desta caixa tem uma ordem a ser cumprida por apenas uma pessoa, sem reclamações e sem ajuda dos colegas.
- Continuem falando: Esta caixa vai passar de mão em mão, ao sinal de um comando ou quando a música começar. Ao sinal do comando (bater palma, palavra pare) ou música parar, quem estiver com a caixa na mão, deverá obedecer a orientação ou ordem contida dentro da caixa.
- Então, comecem o procedimento conforme já descrito acima. Perguntem para o aluno que ficou com a caixa: E aí, vai abrir? Ou quer que continue?
- Façam este procedimento pelo menos 3 vezes. Na última vez, vocês falam: agora não tem jeito, quem ficar com a caixa, vai ter que abri-la e obedecer a ordem ali contida.
- O aluno abrirá a caixa e encontrará a seguinte ordem: “Coma o Chocolate!”.
Observação: O aluno deverá comer o chocolate, salvo havendo restrições médicas, como por exemplo, diabetes...
- Falem: O resultado da obediência em abrir a caixa foi ganhar e saborear um delicioso chocolate. Quando obedecemos a Deus, recebemos muitas bênçãos.
Na lição de hoje, vamos estudar sobre uma família que obedeceu a Deus, com ênfase na vida do casal Isaque e Rebeca.
Ideia original desta dinâmica desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2023/01/adolescentes-curriculo-20222023-genesis.html Acesso em 21 de Fev de 2023.