ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2023
Adolescentes: : GÊNESIS, O LIVRO DOS GRANDES COMEÇOS
COMENTARISTA: JOÃO PAULO MENDES
COMENTÁRIO: PROF.ª JACIARA DA SILVA
LIÇÃO Nº 9 – ISAQUE E REBECA: UM CASAL ESPECIAL
Para refletir
“Mas que irás à minha terra e à minha parentela, e dali tomarás mulher para meu filho Isaque.” (Gn 24.4 - ACF).
Mas tu irás para o meu país - Não Canaã, que embora seja sua por promessa, ainda não a possuia, mas a Mesopotâmia, como aparece em Gênesis 24.10; que em grande parte incluía a Caldéia, veja Atos 7.2, o país onde Abraão nasceu e de onde ele veio.
E aos meus parentes - a família de Nahor, seu irmão, que agora morava em Harã, na Mesopotâmia, chamava-se cidade de Nahor, Gênesis 24.10; veja Gênesis 29.4; do aumento de cuja família Abraão tinha ouvido alguns anos atrás (Gn 22.20).
E tome uma esposa para meu filho Isaque dentre eles - que embora não estivessem isentos de superstição e idolatria, ainda assim adoravam o Deus verdadeiro com seus "ídolos"; pode-se concluir razoavelmente que uma mulher tirada de tal família e afastada dela, seria tirada dessas coisas e aderiria à religião pura e imaculada; e antes esta família foi escolhida, não apenas por ser relacionada a Abraão, mas porque surgiu de Sem, que foi abençoado por Deus.
Texto Bíblico em estudo: Gn 24.9-20
Uma esposa para Isaque
Abraão quis achar uma esposa para seu filho Isaque, mas não das tribos cananéias onde eles moravam. Porque aquelas mulheres cultuavam a ídolos, e Abraão sabendo da responsabilidade com o concerto que fez a Deus e a promessa à sua descendência, não poderia aceitar estas práticas em sua família, por isso seu cuidado em escolher uma esposa para seu filho.
Abraão decidiu enviar um servo para terra onde moravam seus parentes, para escolher uma mulher para Isaque. Abraão pediu a Eliézer, que era o seu servo mais digno de confiança e responsável por toda a sua casa, para voltar a Harã e procurar uma mulher da sua parentela para ser a esposa de Isaque.
Eliézer levou dez camelos, alguns servos e muitos presentes para a distante cidade na Mesopotâmia, onde morava Naor, o irmão de Abraão, e sua família.
Viajaram durante muitos dias, finalmente chegando perto da cidade. Lá pararam junto a um poço de água para descansar. O servo de Abraão orou a Deus, pedindo queu Ele lhe mostrasse a moça certa para seu mestre Isaque, indicando-lhe a escolhida, que lhe daria uma determinada resposta, quando ele lhe pedisse água. E esta resposta seria:
- Beba e darei água também aos seus camelos.
Antes mesmo que ele tivesse terminado a súplica a Deus, uma moça muito bonita chegou ao poço. Quando ela acabou de encher seu cântaro, Eliézer pediu-lhe um pouco de água para beber. Embora fosse ele um estrangeiro, a garota bondosamente lhe deu um pouco de água, tirando também para os camelos.
Quando os camelos acabaram de beber, o servo tomou um pendente de ouro e duas pulseiras, dando estes valorosos presentes à moça. E lhe perguntou:
- Diga-me, de quem você é filha?
A moça chamada Rebeca, respondeu:
- Sou filha de Betuel e neta de Naor (o irmão de Abraão).
Deus honrou a fidelidade de Eliézer a Abraão.
Colaboração para o Portal Escola Dominical – Profª Jaciara da Silva