ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2023
Adolescentes: : GÊNESIS, O LIVRO DOS GRANDES COMEÇOS
COMENTARISTA: JOÃO PAULO MENDES
COMENTÁRIO: PROF.ª SULAMITA MACEDO
LIÇÃO Nº 1 – CRIACIONISMO X EVOLUCIONISMO
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: Criacionismo x Evolucionismo, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Para iniciar o esutdo do tema, apliquem a dinâmica “Origem do Universo”.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Origem do Universo
Objetivo: Introduzir o estudo sobre a origem do universo.
Material:
01 quadro branco
01 marcador de quadro branco
Figuras de elementos que compõem o universo(vejam no procedimento)
Observação:
As figuras podem ser impressas ou apresentadas no notebook, tablet etc.
Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo.
- Falem: Hoje, vamos estudar sobre a origem do universo.
- Perguntem: O que é universo?
Anotem as respostas dos alunos no quadro.
Depois, acrescentem outras informações.
- Apresentem para os alunos várias figuras que compõem o universo, tais como: mar, praia, animais, aves, plantas, planetas, estrelas etc.
Mostrem também o movimento de rotação e translação da Terra.
- Perguntem: Como todas estas coisas foram criadas? O que vocês sabem sobre isto?
Aguardem as respostas. É importante que todos falem.
Certamente, as respostas podem variar: criação de Deus, evolucionismo, Big Bang(explosão), nunca houve criação(sempre foi assim) etc.
- Na lição de hoje, vamos estudar isto sob dois pontos de vista: A origem do mundo como criação de Deus e o do Big Bang.
- Falem o que a lição apresenta e enfatizem que os cristãos creem que Deus é o criador do universo, de acordo com a Bíblia(nossa regra de fé e prática).
“No princípio criou Deus o céu e a terra”(Gênesis 1:1).
“Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente”(Hebreus 11:3).
É importante conhecer o que a Bíblia diz e outras teorias, para saber defender seu posicionamento – o Criacionismo.
“Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós”(1 Pedro 3:15).
“Ó Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e às oposições da falsamente chamada ciência”(1 Timóteo 6:20).
Por Sulamita Macedo.
Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2022/01/adolescentescurriculo-2022-historia-da_24.html Acesso em 26 e Dez. 2022