ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2025
Adolescentes: : GÊNESIS, O LIVRO DOS GRANDES COMEÇOS
COMENTARISTA: JOÃO PAULO MENDES
COMENTÁRIO: PROF.ª JACIARA DA SILVA
LIÇÃO Nº 1 – CRIACIONISMO X EVOLUCIONISMO
Para refletir
“E disse Deus: Haja luz; e houve luz.” (Gn 1.3- ACF).
E Deus disse - significa que Deus promulgou uma lei para o universo; e dez vezes encontramos o comando dado da mesma forma. A beleza e a sublimidade da linguagem aqui usada foram notadas com frequência: Deus não faz preparação, não emprega meios, não precisa de agência secundária. Ele fala, e está feito. Somente Sua palavra contém todas as coisas necessárias para o cumprimento de Sua vontade. Assim, nas línguas cognatas, a palavra emir, governante, é literalmente falante. O Supremo fala, ouvir é obedecer. Deus, então, ao falar, dá à natureza uma lei universal e duradoura. Seus mandamentos não são temporários, mas eternos; e quaisquer causas secundárias que foram chamadas à existência quando os Elohim, por uma palavra, criaram a luz, essas mesmas causas a produzem agora e a produzirão. Temos, então, aqui a primeira lei universal da natureza.
Haja luz: e houve luz - a sublimidade do original se perde em nossa linguagem pela incômoda multiplicação de partículas. O hebraico é Yhi ôr wayhi ôr. A luz não é em si uma substância, mas uma condição ou estado da matéria; e essa luz primitiva provavelmente era elétrica, surgindo da condensação e fricção dos elementos quando eles começaram a se organizar. E isso, novamente, foi devido ao que é comumente chamado de lei da gravitação, ou da atração da matéria. Se no primeiro dia a eletricidade e o magnetismo foram gerados, e foram dadas as leis que os criam e os controlam, temos neles as duas energias mais poderosas e ativas do presente e de todos os tempos - ou possivelmente duas formas de um e o mesmo ocupado e força inquieta. E a lei assim dada foi a da gravitação, da qual a luz foi o resultado imediato
Deus disse: Haja luz; ele desejou, e imediatamente houve luz. Oh, o poder da palavra de Deus! E na nova criação, a primeira coisa que é operada na alma é a luz: o bendito Espírito opera na vontade e nas afeições iluminando o entendimento. Aqueles que pelo pecado eram trevas, pela graça tornam-se luz no Senhor. A escuridão sempre teria estado sobre o homem caído, se o Filho de Deus não tivesse vindo e nos dado entendimento (1 Jo 5.20).
A luz que Deus quis, ele aprovou. Deus separou a luz das trevas; pois que comunhão tem a luz com as trevas? No céu há luz perfeita e nenhuma escuridão; no inferno, escuridão total e nenhum brilho de luz. O dia e a noite são do Senhor; vamos usar ambos para sua honra, trabalhando para Ele todos os dias e descansando Nele todas as noites, meditando em sua lei dia e noite.
Texto Bíblico em estudo: Gn 1.26-31; 2.7
Deus, Supremo Criador do Universo
Neste trimestre estudaremos a respeito do livro de Gênesis. O autor deste primeiro livro do Pentateuco é Moisés. Mediante o estudo desse livro respondemos a duas grandes perguntas da humanidade: “Quem criou o universo?” e “De onde viemos?”. Os principais temas do livro de Gênesis, que serão estudados ao longo das lições são: A criação, a Queda, o dilúvio, o recomeço da civilização e a origem da nação de Israel.
Quando tratamos deste tema, temos impasses, pois surgem defesas em prol da Teoria da Evolução, lembrando que TEORIA é algo não comprovado, segundo dicionários, TEORIA é conhecimento especulativo, metódico e organizado de caráter hipotético e sintético.
Colaboração para o Portal Escola Dominical – Profª Jaciara da Silva