Adolescentes

Lição 7 - Como construir boas amizades II

ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2024

Adolescentes: : Como viver no mundo à luz da Bíblia

COMENTARISTA: JÁDER CRUZ

COMENTÁRIO: PROF.ª SULAMITA MACEDO

LIÇÃO Nº 7 – COMO CONSTRUIR BOAS AMIZADES

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: Como construir boas amizades, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

- Para concluir o estudo do tema, apliquem a dinâmica “A amizade é como Matemática”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: A amizade é como Matemática

Objetivo: Refletir sobre a importância das amizades, as influências positivas e o cuidado com as negativas.

Material:

Sinais matemáticos de adição, diminuição, multiplicação e divisão, de preferência, feitos de cartolina, cada sinal de uma cor diferente.

01 cartolina para escrever alguns versos(postado abaixo no procedimento

02 cartolinas(01 para cada grupo)

01 rolo de fita adesiva

Procedimento:

– Coloquem no quadro ou numa cartolina os sinais matemáticos de adição, diminuição, multiplicação e divisão, de preferência, feitos de cartolina, cada sinal de uma cor diferente.

– Depois, apresentem para os alunos os seguintes versos, escritos numa cartolina:

A amizade é como Matemática:

A alegria é somada.

A tristeza é diminuída.

A confiança é multiplicada.

E felicidade é dividida. (autoria desconhecida).

– Agora, dividam a turma em 02 grupos.

– Entreguem para os alunos a seguinte pergunta, numa cartolina:

Utilizando os símbolos matemáticos, o que vocês desejam que haja na amizade com os colegas?

Se houver dificuldade, peçam para que eles sigam o exemplo dos versos lidos anteriormente, e ainda assim falem:

O que vocês desejam que seja somado na amizade?

O que vocês desejam que seja diminuído na amizade?

O que vocês desejam que seja multiplicado na amizade?

O que vocês desejam que seja dividido(compartilhado) na amizade?

– Deem um tempo de 05 minutos para esta atividade. Depois, cada grupo vai apresentar de forma objetiva o que escreveram na cartolina.

– Para finalizar, reflitam sobre o que os alunos apontaram e enfatizem a importância quanto ao cuidado com as amizades e suas influências positivas e negativas.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2022/01/adolescentescurriculo-2022-historia-da_24.html Acesso em 07 Nov 2022

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.