ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2024
Adolescentes: : Como viver no mundo à luz da Bíblia
COMENTARISTA: JÁDER CRUZ
COMENTÁRIO: PROF.ª JACIARA DA SILVA
LIÇÃO Nº 7 – COMO CONSTRUIR BOAS AMIZADES
Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a: compreender a importância de amizades, de conviver com as pessoas. A interação saudável, respeitosa, nos faz crescer como pessoas e espiritualmente também.
Para refletir
“Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão.” (Pv 17.17 - ACF).
Um amigo ama o tempo todo, ou seja, um amigo sincero e verdadeiro não apenas ama na prosperidade, mas também na adversidade, quando falsos amigos nos abandonam. Um amigo verdadeiro é mais que um irmão – é assim, não apenas por nome e sangue, mas por afeição fraternal, mesmo na adversidade.
Alguns encontram um clímax nas duas cláusulas e traduzem a última como margem da Versão Revisada: “E nasce como um irmão para a adversidade”, sendo a mesma pessoa significada em ambos os membros da frase. Um verdadeiro amigo ama seu amigo na prosperidade e na adversidade; sim, ele é mais do que um amigo em tempo de necessidade - ele é um irmão, tão afetuoso e confiável quanto alguém conectado pelos laços mais próximos de relacionamento. Siracides dá uma versão muito cruel deste provérbio: "Um amigo não pode ser conhecido na prosperidade, e um inimigo não pode ser escondido na adversidade
Texto Bíblico em estudo: Sl 1.1-3; Pv 13.20
A importância da amizade
O ser humano é um sociável. Fomos criados com a necessidade de relacionarmos com outros. Quando isso não ocorre, sentimo-nos sozinhos, vem a solidão e, muitas vezes sentimo-nos excluídos e separados dos outros. Por essa razão desejamos tanto ter um (a) amigo (a).
O adolescente sente a necessidade de integrar-se com outros, isso é bom – porém, também perigoso. Se nós adultos, às vezes, não discernirmos bem os tipos de pessoas que se aproxima de nós, o que dizer dos adolescentes que não têm experiência de vida?
Vemos hoje determinados indivíduos e grupos que podem “arrastar” nossos adolescentes para um abismo. Por essa razão, é necessário ensinar-lhes a saberem escolher suas amizades, para que escolham pessoas boas, íntegras, para que a influência (que de uma forma ou de outra sofremos) venha a ser para o bem.
Professor (a) ensine-lhes que um bom amigo, tem hábitos bons, bom comportamento, boa moral, pois um bom amigo é alguém leal, senão não é amigo.
O que é Amizade?
É sentimento de quem é amigo; é afeição recíproca que liga duas pessoas; é simpatia; é estima; é dedicação; é benevolência (benevolência possui quem é bondoso, bem intencionado, favorável).
Isso descreve o que é uma Amizade. Vê como deve ser um amigo? – dedicado, bondoso, bem intencionado, ou seja, alguém que quer o seu bem.
Se você tem um (a) “amigo (a)” que não é assim... cuidado, não é amigo (a).
Um amigo de verdade, não te apóia quando você vai fazer algo que irá te prejudicar – ele (a) irá te dizer para não fazer. Já aquele que te incentiva para cometer um erro – não gosta de você, pois, não é bem intencionado, não quer o seu bem – logo não é seu amigo (a).
Colaboração para o Portal Escola Dominical – Profª Jaciara da Silva