ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2024
Adolescentes: APÓSTOLO PAULO, O GRANDE MISSIONÁRIO
COMENTARISTA: DANIELE SOARES
COMENTÁRIO: PROF.ª SULAMITA MACEDO
LIÇÃO Nº 13 – A PARTIDA E O LEGADO DE PAULO
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: A partida e o legado de Paulo, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
- Para finalizar o estudo da lição, utilizem a dinâmica “O legado de Paulo”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O legado de Paulo
Objetivo:
Finalizar o estudo sobre o apóstolo Paulo, apontando itens do legado desse missionário destemido.
Material:
Palavras e/ou expressões digitadas(ver no procedimento)
Fita adesiva
Quadro branco ou cartolina
Marcador para quadro branco ou pincel atômico
Procedimento:
Momento antes da aula:
Coloquem as palavras ou expressões que fazem referência ao legado de Paulo debaixo das cadeiras(antes dos alunos chegarem). Vejam abaixo:
- Promoveu a expansação do evangelho, apesar das dificuldades e perseguições
- Demonstrou cuidado com os irmãos e a organização das igrejas
- Visitou igrejas para observar seu desenvolvimento e orientá-las
- Escreveu 13 cartas para ensinar e corrigir, estabelecendo as bases da teologia do cristianismo
- Incentivou os companheiros e formou jovens obreiros
- Viveu para servir a Deus, cumprindo o Ide de Jesus
Na aula:
- Falem: Hoje, estamos concluindo o estudo sobre o apóstolo Paulo, enfatizando seu legado para o mundo cristão.
- Perguntem: O que é legado?
Aguardem as respostas.
De acordo com o dicionário, no sentido figurado, legado é aquilo que é passado para as gerações que se seguem.
- Falem: Qual o legado de Paulo para as gerações seguintes, inclusive a nossa?
Aguardem as respostas e anote-as num quadro ou cartolina.
- Depois, peçam para que os alunos procurem outras informações, falando que estão colocadas debaixo das cadeiras.
Deixem que eles procurem e peçam para que eles leiam para a turma.
- Em seguida, reflitam com os alunos sobre a colocação das palavras e expressões debaixo das cadeiras e eles ter que procurá-las.
Levem os alunos a pensar que isto demonstra esforço e persitência nas ações que podem ser extraídas do legado de Paulo.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2022/01/adolescentescurriculo-2022-historia-da_24.html Acesso em 19 Set 2022