Adolescentes

Lição 12 - Os amigos e cooperadores de Paulo II

ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2024

Adolescentes: APÓSTOLO PAULO, O GRANDE MISSIONÁRIO

COMENTARISTA: DANIELE SOARES

COMENTÁRIO: PROF.ª SULAMITA MACEDO

LIÇÃO Nº 12 – OS AMIGOS E COOPERADORES DE PAULO

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: Os amigos e cooperadores de Paulo, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Para iniciar o estudo da lição, utilizem a dinâmica “Cooperadores de Paulo”.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Cooperadores de Paulo

Objetivo: Refletir sobre a importância da liderança e os cooperadores.

Material:

Muitos objetos de tamanhos e pesos variados

Procedimento:

- Entreguem todos os objetos uma pessoa da sala.

- Peçam para que esta pessoa comece a andar. Observem a dificuldade de conduzir todos eles.

- Agora, chamem 02 alunos, que deverão ajudar o colega que está sobrecarregado. Observem esta nova situação: a divisão de algo com os colegas.

- Façam uma reflexão sobre a atividade, apontando para a importância do líder necessitar de outros para poder trabalhar de forma exitosa.

- Moisés também precisou de colaboradores que tinham propósitos comuns.

Peçam para que 01 aluno levante os braços e quando estiver cansado, 02 colegas devem ajudá-lo, de acordo com o texto bíblico abaixo:

“E acontecia que, quando Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia; mas quando ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia. Porém as mãos de Moisés eram pesadas, por isso tomaram uma pedra, e a puseram debaixo dele, para assentar-se sobre ela; e Arão e Hur sustentaram as suas mãos, um de um lado e o outro do outro; assim ficaram as suas mãos firmes até que o sol se pôs” (Ex17. 11 e 12).

- Paulo, o líder, precisou de dois cooperadores, Timóteo e Tito, preparados e capacitados para o serviço. Sigamos pois este exemplo(Fp 2. 19 e 25).

- Para finalizar, falem: É sobre isto que vamos estudar nesta lição.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2022/01/adolescentescurriculo-2022-historia-da_24.html Acesso em 12 Set 2022

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.