ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2024
Adolescentes: APÓSTOLO PAULO, O GRANDE MISSIONÁRIO
COMENTARISTA: DANIELE SOARES
COMENTÁRIO: PROF.ª JACIARA DA SILVA
LIÇÃO Nº 12 – OS AMIGOS E COOPERADORES DE PAULO
Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a: compreender que na Obra de Deus, tanto homens como mulheres, jovens e até mesmo crianças, tem seu valor e sua forma de cooperar. Precisamos apenas a amar a Deus e desejar servi-Lo com todo nosso ser.
Para refletir
“Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão.” (Pv 17.17 - ACF).
Um verdadeiro amigo ama o tempo todo. Um amigo sincero não apenas ama na prosperidade, mas também na adversidade, quando falsos amigos nos abandonam. Um amigo leal é como, ou mis que um irmão. Quem é assim, não apenas por nome e sangue, mas por afeição fraternal; nasceu para a adversidade, foi enviado ao mundo para isso, entre outros fins, para que ele pudesse confortar e aliviar seu irmão em sua adversidade.
Texto Bíblico em estudo: Rm 16.1-16
Amigos e amigas do apóstolo Paulo
A prisão e envio do apóstolo Paulo para Roma, não paralisou o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo. Homens, mulheres, jovens e até mesmo crianças, o ajudaram tanto em seus momentos na prisão como em levar a Palavra de Deus a todos os lugares, em sua época.
Lembramo-nos de Marcos em sua primeira viagem missionária, que por motivos de temperamento, deixou Paulo para se unir a evangelização com Pedro, mas depois o próprio Paulo o chamou, dizendo que ele lhe era muito útil..
Outro personagem importante foi Timóteo nasceu em Listra, Ásia. Seu Pai era pagão, mas a mãe se chamava Eunice e era judia. Foi educado dentro do judaísmo. O apóstolo Paulo converteu toda a família de Timóteo quando esteve em sua cidade, sua avó, mãe e ele próprio, ele contava com vinte anos, seguiu Paulo e nunca mais se afastou do apóstolo.
Timóteo foi colaborador de Paulo, o acompanhou em suas viagens a Filipos, Tessalônica, Atenas, Corinto, Éfeso e Roma. Paulo o enviou muitas vezes as igrejas que tinham fundado, com o objetivo de corrigir erros e manter a paz. Assim foi em Tessalônica, com o seu aspecto de rapaz frágil. Porém “que ninguém despreze a tua jovem idade”, lhe escreveu Paulo na primeira das duas cartas pessoais. Aos crentes em Corinto Paulo o apresenta assim: “Estou lhes mandando Timóteo, meu filho dileto e fiel no Senhor: manterá em suas memórias os caminhos que lhes ensinei”.
Colaboração para o Portal Escola Dominical – Profª Jaciara da Silva