ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2024
Adolescentes: APÓSTOLO PAULO, O GRANDE MISSIONÁRIO
COMENTARISTA: DANIELE SOARES
COMENTÁRIO: PROF.ª SULAMITA MACEDO
LIÇÃO Nº 10 – O TERCEIRO DIÁRIO DE VIAGEM
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: O terceiro diário de viagem, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
- Para concluir o estudo da lição, utilizem a dinâmica “Êxitos e difculdades da 3ª viagem missionária”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Êxitos e difculdades da 3ª viagem missionária
Objetivo: Introduzir o estudo sobre os êxitos, os frutos colhidos e a perseguição que Paulo passou durante a 3ª viagem missionária.
Material:
Envelopes verdes e vernelhos, podem ser confeccionados com cartolina color set
Palavras ou frases que resumam a perseguição, os êxitos, os frutos da 3ª viagem de Paulo
01 mesa
01 marcador de quadro branco
Procedimento:
Durante a semana:
Digitem palavras ou frases que resumam a perseguição, os êxitos, os frutos da viagem
Recortem cada uma
Coloquem dentro dos envelopes, observando que os êxitos e frutos devem ficar nos verdes e a perseguição ou dificuldades nos vermelhos.
No momento da aula:
- Falem: Hoje vamos estudar sobre acontecimentos da 3ª viagem, compondo o diário final das viagens.
- Em seguida, distribuam os envelopes para os alunos.
- Peçam para que os alunos abram os envelopes e leiam o pequeno texto contido no envelope e falem sobre a razão da cor dos envelopes.
- Numa mesa, separem os envelopes em 02 grupos: verdes e vermelhos.
- Falem: Na viagem, o apóstolo Paulo teve frutos e êxitos, como também enfrentou dificuldades. Vamos agora estudar sobre cada um deles?
- Então, comecem o estudo dos pontos levantados na lição.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2022/01/adolescentescurriculo-2022-historia-da_24.html Acesso em 30 Ago 2022