ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2024
Adolescentes: APÓSTOLO PAULO, O GRANDE MISSIONÁRIO
COMENTARISTA: DANIELE SOARES
COMENTÁRIO: PROF.ª SULAMITA MACEDO
LIÇÃO Nº 7 – A SEGUNDA VIAGEM MISSIONÁRIA
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: A Segunda Viagem Missionária, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Para iniciar o estudo da lição, utilizem a dinâmica “Segunda Viagem Missionária do Apóstolo Paulo”.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Segunda Viagem Missionária do Apóstolo Paulo
Objetivos:
Introduzir o estudo sobre a Segunda Viagem Missionária do Apóstolo Paulo.
Promover participação dos alunos na aula.
Material:
02 mapas(Primeira e segunda viagens de Paulo)
Procedimento:
- Falem: Na lição de hoje, vamos estudar sobre a Segunda Viagem Missionária do Apóstolo Paulo.
- Falem: O projeto inicial deste viagem era visitar as igrejas por onde Ele e Barnabé passaram na primeira viagem.
Nessse momento, apresentem o mapa da primeira viagem e façam uma pequena revisão para que os alunos se lembrem dos nomes das cidades.
- Depois, apresentem o mapa da 2a viagem.
- Para iniciar o estudo do tema, lancem estas perguntas:
O que ocorreu entre Barnabé e Paulo?
Quem era o outro companheiro de viagem?
Quais as cidades da 1ª viagem que Paulo visitou na 2ª viagem? Teve alguma? Todas foram diferentes?
Houve alguma mudança de rota da viagem?
- Peçam para que os alunos procurem no texto da lição ou na Bíblia as respostas para as perguntas acima.
Eles devem fazer isto conjuntamente – quem encontrar primeiro, vai falando, se estiver correta a resposta, ganha um bombom.
- Depois, apresentem outras informações desta lição.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2022/01/adolescentescurriculo-2022-historia-da_24.html Acesso em 08 Ago 2022