Adolescentes

Lição 4 - O amigo leal III

ASSEMBLEIA DE DEUS CANAÃ - FORTALEZA/CE

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2020

Adolescentes: Jesus, o melhor exemplo

COMENTARISTA: THIAGO SANTOS

COMENTÁRIO: EV. JOSÉ LUCAS NETO

LIÇÃO Nº 4 – O AMIGO LEAL

INTRODUÇÃO

Para nós cristãos, Deus deseja estabelecer uma relação muito especial com cada um de nós, mas deseja também que entre nós haja uma relação de verdadeira amizade e com a mais absoluta certeza, só desenvolveremos esta amizade se participarmos de uma convivência em comunidade na igreja do Senhor Jesus. Nesta lição estudaremos sobre a definição de amizade, suas características, tipos de amizade, o exercício da amizade verdadeira, a visão bíblica para a amizade, finalizando com um exemplo clássico da amizade de Jesus com uma família.

1. DEFINIÇÃO DE AMIZADE

Podemos definir o termo amizade como sendo um relacionamento pessoal voluntário entre duas ou mais pessoas que se consolida em uma base afetiva de um bem querer mútuo, uma demonstração de carinho, uma manifestação de fidelidade, lealdade , compreensão, confiança, proteção, etc.

2. CARACTERÍSTICAS DA AMIZADE VERDADEIRA

A verdadeira amizade apresenta diversas características, porém, dentre as principais, podemos mencionar:

2.1. UNIVERSAL

A amizade alcança todas as pessoas independente de gênero, raça, cor, classe social, religião, gostos, vontades, vínculos relacionais, laços consanguíneos ou não, como por exemplo: a amizade que ocorre entre homens e mulheres, pessoas com grau de parentesco, marido e mulher, irmãos de sangue, enamorados e demais pessoas com relacionamento social. (1 Jo 3:11-18)

2.2. AMOR FRATERNAL

A base da verdadeira amizade é suportada pelo amor fraternal que se manifesta pela dedicação absoluta de uma pessoa para outra, sem qualquer interesse de troca de benesses, favores ou recompensa, sempre visando construir uma sólida relação social e fazer o bem.(Rm 12:10)

2.3. AMOR ÁGAPE

A verdadeira amizade entre cristãos sempre está alicerçada no amor ágape, ou seja, no amor de Deus, amor este de paciência, de bondade, que não tem ciúme, nem orgulho, nem vaidade, que não é grosseiro, que não se irrita e nem guarda mágoas. (1 Co 13:4-7)

3. TIPOS DE AMIZADE

No sentido exato da palavra, a amizade não comporta tipos, pois, qualquer relação social que não guarda as características de uma verdadeira amizade não é amizade e sim meramente uma relação social de afinidade, permanência de contato pessoal, semelhança de gostos, vontades e personalidades que são elementos que podem iniciar uma progressão de uma simples relação social para uma amizade verdadeira.

p style="text-align: justify;">

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

Fonte: https://proflucasneto.files.wordpress.com/2018/01/notas_1t_2018_adolescentes_lic3a7c3a3o-4_o-amigo-leal.pdf Acesso em 18 jan. 2018

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.