Reflexões

Revelação da possibilidade divina e debilidade humana

Pastor José Fernandes

São Paulo, 2 de Outubro de 2023.

Clínica de Nefrologia (Hemodiálise) Fresenius Medical Care!!!

REFLEXÃO

TEMA: "REVELAÇÃO DA POSSIBILIDADE DIVINA E DEBILIDADE HUMANA"

TEXTOS: Jo 16:29-33;Gl 2:20; Jo 14:16, 25-27;Hb 4:14-16;

Jo 16:29-33 Disseram-lhe os seus discípulos: Eis que agora falas abertamente, e não dizes parábola alguma. Agora conhecemos tudo, e não hás mister de que alguém te interrogue. Por isso cremos que saíste de Deus. Respondeu-lhes Jesus: Credes agora? Eis que chega a hora, e já se aproxima, em que vós sereis dispersos cada um para sua parte, e me deixareis só; mas não estou só, porque o Pai está comigo. Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.

Quando olho para o Cânon Sagrado, mormente os últimos versículos deste Cap 16 de João me encanta. As revelações de Cristo sobre si mesmo me fascinam, deixando-me quase que perplexo, melhor dizendo seduzido mesmo.

Eis aqui uma clara afirmação da vinda de Cristo desde o Pai e de seu regresso a Ele. Em sua vinda, o Redentor foi Deus manifesto em carne, e em sua partida foi recebido em glória. Os discípulos aproveitaram o conhecimento dizendo isso, também, em fé: "agora estamos seguros". Sim! Não conheciam sua própria debilidade. A natureza divina não desertou da natureza humana, mas a susteve e deu consolo e valor aos sofrimentos de Cristo.

Gl 2:20 Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que eu agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.

Jo 14:16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre.

Enquanto contemos com a presença favorável de Deus estaremos felizes e devemos estar tranqüilos, ainda que todo o mundo nos abandone. A paz em Cristo é a única paz verdadeira, os crentes a têm nEle somente. Através dEle temos paz com Deus e, assim, nEle temos paz em nossa mente. Devemos animar-nos porque Cristo tem vencido o mundo ante nós, mas enquanto pensemos que resistimos, cuidemos de não cair. Não sabemos como devemos agir e entramos em tentação: estejamos alerta e orando sem cessar para que não sejamos deixados sozinhos.

Jo 14:25-27 Tenho-vos dito isto, estando convosco. Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou: não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.

Jesus sabe e conhece as dificuldades de viver no mundo, sabe as lutas que enfrentamos diariamente. Ele conhece nossa vida, nosso ponto fraco. A sua vinda aqui foi para nos salvar e nos ensinar o caminho ao céu, o caminho para a morada celestial. Ele veio e venceu, nos mostrou que é possível vencer tudo e, um dia, todas as aflições terão fim e viveremos com Ele.

Hb 4:14-16 Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Cheguemos pois como confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.

Meu cordial, fraternal e afetuoso abraço. Auguro à nobreza e digníssima família, semana de incontáveis vitórias, permeada por copiosas e perenes bênçãos.

Debaixo da graça, e, multidões das misericórdias do ALTÍSSIMO!

Pelos Laços do Calvário!

Shalom Aleikhen 🙌🏻🇧🇷

JFernandes 🤝😍📖✝️⚔️

OBS: Pastor José Fernandes faz estas reflexões enquanto se submete a sessões de hemodiálise. É pastor jubilado do Ministério do Belém - São Paulo/SP, foi secretário adjunto da CONFRADESPE.

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.