Reflexões

Convém tirar o argueiro antes de apontar

Pastor José Fernandes

São Paulo,33 de Fevereiro de 2023.

Clínica de Nefrologia (Hemodiálise) Fresenius Medical Care!!!

REFLEXÃO

TEMA: "Convém tirar o argueiro antes de apontar"

TEXTOS: Mt 7:3-5; II Co 13:5; I Co 10:11-12); Rm 3:4, 23-25; Rm 6:22-23; !!!

Mt 7:3-5 E porque reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho; estando uma trave no teu?Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.

A Bíblia Sagrada é enfática, isto quando nos traz esclarecimentos versando sobre “argueiro” O significado bíblico de “argueiro” indica basicamente um cisco ou uma pequena mancha. Então, quando a Bíblia fala acerca do argueiro no olho, isso quer dizer um pequeno cisco que pode atrapalhar a visão. Essa situação é usada como figura de um comportamento faltoso. Podemos considerar duplo sentido: “material” e “ espiritual”. Quantos não se dão conta de suas próprias faltas e fraquezas. Somente olhando e criticando os outros por seus deslizes, e até mesmo menosprezando o semelhante. Aproveita para hostilizar, depreciar e até mesmo escarnecendo desdenhar. Quando deveriam considerar suas próprias vidas pregressas.Não são, ou não foram tão louváveis assim, tendo um passado um tanto duvidoso.

II Co 13:5 Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.

Pode ser muito fácil apontar para os erros e falhas dos outros, em vez de nos concentrarmos nas áreas das nossas vidas que exigem melhoras. Jesus falou contra este comportamento, com rigor. Como cristãos, não devemos ser presunçosos, buscando apontar os erros de outros e sendo cegos aos nossos próprios defeitos. Devemos ser humildes, mesmo ao corrigir outras pessoas, percebendo que, assim como alguém fez um erro, somos igualmente capazes de fazer a mesma coisa. Jamais devemos nos esquecermos nossas debilidades e volubilidades.

I Co 10:11-12 Ora tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso para quem já são chegados os fins dos séculos. Aquele pois que cuida estar em pé, olhe não caia.

Por conseguinte e contudo, Seria de bom alvitre e de muito bom censo nos humilharmos, reconhecendo nossas fraquezas e debilidades. Uma vez que somos impotentes e sucetíveis a erros; além de uma pequenez tremenda, porque não dizer, horrendamente volúveis.

Nossa oração deveria ser sempre esta: “Querido Deus, peço que eu nunca seja o tipo de pessoa que encontra prazer em apontar os defeitos dos outros. Eu sei que tenho as minhas próprias falhas com as quais preciso lidar, e procurarei nunca comparar os meus problemas com os de alguém outro. Oro para que eu seja caridoso nos momentos em que for necessário corrigir alguém, lembrando sempre que ninguém é perfeito e que estamos sempre superando problemas nas nossas vidas. Em e No Majestoso Nome do SENHOR JESUS CRISTO, que nos sustenta e vive e Reina para sempre.” Amém.

Rm 3:4 De maneira nenhuma; sempre seja Deus verdadeiro, e todo o homem mentiroso; como está escrito: Para que sejas justificado em tuas palavras, e venças quando fores julgado.

Rm 3:23-25 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus, Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus;

Rm 6:22-23 Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna. Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso SENHOR.

Meu cordial, fraternal e afetuoso abraço. Auguro à nobreza e digníssima família, semana de incontáveis vitórias, permeada por copiosas e perenes bênçãos.

Debaixo da graça, e, multidões das misericórdias do ALTÍSSIMO!

Pelos Laços do Calvário!

Shalom Aleikhen 🙌🏻🇧🇷

JFernandes 🤝😍📖✝️⚔️

OBS: Pastor José Fernandes faz estas reflexões enquanto se submete a sessões de hemodiálise. É pastor jubilado do Ministério do Belém - São Paulo/SP, foi secretário adjunto da CONFRADESPE.

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.