Reflexões

A misericórdia valiosa e eficaz

Pastor José Fernandes

São Paulo, 4 de Fevereiro de 2022.

Clínica de Nefrologia (Hemodiálise) Fresenius Medical Care!!!

REFLEXÃO

TEMA: "A misericórdia valiosa e eficaz"

TEXTOS: Jd 1.22-23; Sl 43.8; Tg 3.17; Tg 2.13; Lm 3.32-33; Jo 3.18; Sl 85.10; Jd 1.21; Sl 23.6.

“E compadecei-vos de alguns que estão na dúvida; salvai-os, arrebatando-os do fogo; quanto a outros, sede também compassivos em temor, detestando até a roupa contaminada pela carne.” (Jd 1.22,23)

Sl. 42. 8 - Contudo, o SENHOR mandará de dia a sua misericórdia, e de noite a sua canção estará comigo: a oração ao Deus da minha vida.

Tg 3.17 - Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente, pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia.

Tg 2.13.- Porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia; e a misericórdia triunfa do juízo.

Não é sem propósito que a Santa Bíblia; Cânon Sagrado; Oráculo de DEUS; Livro Santo. Impreterivelmente enfatiza, nos informando com muita propriedade e veementemente: "E a misericórdia no juízo triunfa"

Neste Sublime versículo de partida, o Sábio e abençoado Apóstolo dos gentios: O Doutor que aprendeu na melhor cátedra de sua época, ou seja aos pés do grande mestre Gamaliel, Paulo, recomenda o uso de misericórdia para com aqueles que se mostram resistentes ao evangelho, e que são governados pela carnalidade.

Nosso Senhor Jesus Cristo ensinou que os que forem misericordiosos também alcançarão misericórdia, e que é um dever ser misericordioso assim como Deus é em sua natureza, o qual não tem prazer em afligir os filhos dos homens, (Lm 3. 32-33.)

Todavia, contudo, entretanto deve ser considerado que a misericórdia, como ela se encontra em DEUS, que é segundo o que temos revelado na Bíblia, não é um mero sentimento de compaixão para com as nossas misérias, porque ela compreende todo um conjunto de ações voltadas especialmente para o nosso resgate das garras do mal, tanto externo quanto interno, de modo que possamos ser achados efetivamente naquela condição bem-aventurada que Jesus veio nos trazer.

Daí dizer o apóstolo que devemos nos empenhar em salvar os que estão na dúvida, como alguém que tira uma pessoa de um incêndio. Na verdade, os que não têm fé em Cristo já se encontram julgados e debaixo de uma condenação de fogo eterno, conforme Ele mesmo afirmou, (Jo 3.18), e se nada for feito por eles, em lhes levar o evangelho com misericórdia, é bem provável que perecerão em tal estado.

Duvidar da bondade, do amor e da salvação que está em Jesus Cristo, não lhe traz qualquer honra, ao contrário, é uma grande desonra e um impedimento para que a salvação seja concretizada. É por confiarmos inteiramente nele que somos salvos, e assim, o apóstolo nos instrui a conduzir estes que duvidam a uma condição de plena fé, porque é somente por esta que poderão ser salvos.

Deus deve ser temido porque apesar de ser profundamente misericordioso, não pode agir contra o atributo da sua justiça e também contra a sua santidade, que determinam a condenação eterna de todo aquele que não for justificado por meio da fé em Cristo. A sua justiça teve que ser satisfeita primeiro com o ato misericordioso da morte de Jesus em nosso lugar, para que pudéssemos ter um fundamento firme para a nossa justificação.

É de crucial e vital importância sabermos isto, porque a misericórdia nada poderá fazer em nosso favor se a exigência da justiça não for atendida. Devemos estar vestidos com a justiça de Cristo, que nos está sendo oferecida gratuitamente, mediante o nosso arrependimento e fé nele, e então a misericórdia achará um caminho para completar o seu trabalho em nos ajudar, fazendo com que todas as coisas contribuam para o nosso bem.

Sl 85.10 "A misericórdia e a verdade se encontraram; a justiça e a paz se beijaram."

Não há outro modo para se arrebatar alguém do fogo do inferno. Isto é feito somente por se dar pleno crédito à mensagem do evangelho. Não somos nós propriamente que arrebatamos alguém do fogo, mas o próprio Cristo, pelo seu poder, quando se tem fé na sua Palavra.

Por conseguinte, precisamos estar aguardando nas "multidões das misericórdias ", porém orando e vigilantes, para não nos chafurdarmos no lamaçal do pecado, isto porque o nosso arque inimigo "anda em derredor, bramando como leão, procurando a quem possa tragar". (I Pd 1.8).

Ainda bem que não é leão, só rosna como. Nós é que, temos " O Leão da Tribo de Judá".

Jd 1.21 Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso SENHOR Jesus Cristo para a vida eterna.

Sl 23.6 Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR por longos dias.

Meu cordial, fraternal e afetuoso abraço. Auguro à nobreza e digníssima família, semana de incontáveis vitórias, permeada por copiosas e perenes bênçãos.

Debaixo da graça, e, multidões das misericórdias do ALTÍSSIMO!

Pelos Laços do Calvário!

Shalom Aleikhen 🙌🏻🇧🇷

JFernandes 🤝😍📖✝️⚔️

OBS: Pastor José Fernandes faz estas reflexões enquanto se submete a sessões de hemodiálise. É pastor jubilado do Ministério do Belém - São Paulo/SP, foi secretário adjunto da CONFRADESPE.

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.