Estudos Bíblicos

A natureza dos anjos - a beleza do mundo espiritual

ANTONIO VITOR LIMA BORBA*

A NATUREZA DOS ANJOS - A BELEZA DO MUNDO ESPIRITUAL

[…] o assunto desta semana é o objeto de muitos desvios doutrinários. Fundamentalmente, há uma disposição mística no Brasil para cultos a diferentes criaturas. Os anjos entram nessa dinâmica porque há no Brasil um cruzamento sincrético religioso que perpassa o catolicismo romano, o candomblé e o espiritismo kardecista. Nunca foi tão atual em nossa terra a advertência do apóstolo Paulo acerca do culto aos anjos (Cl 2.18,19). Assim, o melhor caminho para demover as falsas compreensões sobre o assunto é identificar com clareza o que o texto bíblico ensina a respeito dos anjos. (Revista Ensinador Cristão – CPAD, nº 77, p. 37)

O estudo acerca dos anjos sempre trouxe uma certa confusão e mística a muitos. Cabe ressaltar que somente na Bíblia encontramos a fonte confiável e verdadeira, que poderá nos auxiliar no estudo deste, ainda controverso, tema.

Neste comentário traremos um auxílio dentro do texto proposto em cada tópico, seguindo os objetivos específicos dados pela lição, com o objetivo de contribuir para o preparo de sua aula. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

OS ANJOS

O Antigo Testamento menciona os anjos 108 vezes, enquanto o Novo Testamento fala 165 vezes sobre eles. A doutrina da Bíblia sobre esse assunto é bem clara. Deus, o grande Criador que a todos dá a vida e a respiração (cf. At 17.25), criou na terra três formas distintas de vida, isto é, a vida vegetal, a vida animal e a vida humana, e criou também os anjos, com vida eterna, para habitarem nos céus. (BERGSTÉN 1999, p. 270)

Os anjos são seres criados por Deus no princípio de tudo (Jó 38.7; Cl 1.16). Foram criados pela Palavra de Deus (Sl 33.6). O significado da palavra anjo é:

O termo “anjo” na Bíblia pode ser tradução de malakh, do hebraico, ou de angelos, do grego. O significado é mensageiro. A Bíblia refere-se àquela criatura que traz uma mensagem divina ao ser humano. (SOARES 2018, p. 38)

[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - DC. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.