Primário

Lição 4 - É praga

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2021

Primários: Conhecendo a viagem do povo de Deus pelo deserto

COMENTARISTA: FABIANA ALMEIDA

COMENTÁRIO: PROF. MATHEUS ARAÚJO DA SILVA

LIÇÃO Nº 4 – É PRAGA

Texto Bíblico: Êxodo caps. 7-11

Objetivo:

 

Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir seus alunos a conhecer a Deus como o SENHOR poderoso que tudo pode fazer.

Frase do dia...

DEUS ME DÁ CORAGEM

Memória em ação:

"Eu, e somente eu, sou o SENHOR, não há outro deus além de mim" (Is 45.5)

Explorando a Bíblia

Depois que Moisés e Arão falaram com o rei do Egito que Deus iria enviar muitas pragas, mesmo assim Faraó continuava a dizer não, não vou deixar o povo ir embora.

Então Deus disse a Moisés:

__Vai até Faraó e diga-lhe que deixa ir o meu povo, para que me sirva e se recusares deixá-lo ir eis que ferirei com rãs a todo o Egito.

E assim como Deus tinha dito, Ele mandou um grande exército de rãs que invadiu todo Egito, começou a subir dos rios uma quantidade enorme de rãs e invadiu todas as casas, nas camas, nas panelas, no banheiro em toda parte só se via rãs.

E as pessoas começaram a ficar desesperadas com aquela quantidade de rãs, então o rei Faraó mandou chamar Moisés e a Arão e disse:

__ Rogai ao Senhor que tire as rãs de mim e do meu povo; depois deixarei ir o meu povo, para que sacrifiquem ao Senhor.

E Moisés disse a Faraó: Eu orarei a Deus e pedirei que Ele tire todas as rãs de ti e do seu povo mas você cumprirá o que prometeu. E ele disse amanhã eu os deixarei ir.

Então saíram Moisés e Arão e clamaram a Deus, e o Senhor fez conforme a palavra de Moisés; e as rãs morreram nas casa nos campos. E ajuntaram-nas em montões e a terra cheirou mal.

Depois que Faraó viu que as rãs haviam desaparecido ele voltou a dizer que não deixaria o povo ir embora.

E Deus não se agradou da atitude de Faraó e disse a Moisés:

__ Diga a Arão que estende sua vara sobre o pó da terra para que se torne em piolhos por toda a terra do Egito.

E de repente começou a se espalhar piolhos por toda a parte, tinha piolho nos homens, nas mulheres, nos animais, tudo e todos estavam cheios de piolhos.

Os magos tentaram fazer mágicas mas não conseguiram então disseram a Faraó, isto é o dedo de Deus porém o coração de Faraó se endureceu e não os ouvia como o Senhor tinha dito.

E novamente o Senhor falou com Moisés; diga a Faraó se ele não deixar o meu povo ir eu enviarei enxames de moscas sobre ele e sobre seus servos, e as casas dos egípcios se encherão de moscas e toda a terra que eles estiverem.

E o Senhor assim fez, vieram pois grandes enxames de moscas e invadiram a casa de Faraó,dos seus servos e sobre toda a terra do Egito.

E Faraó vendo que não tinha jeito pediu novamente que Moisés clamasse a Deus, e ele disse pedirei ao pai que esse enxame de moscas se retirem amanhã, somente lhe peço que não me engane mais.

E o Senhor fez conforme a palavra de Moisés, e os enxames se retiraram não ficou uma só. Mas endureceu Faraó ainda esta vez seu coração e não deixou ir o povo.

E o Senhor então mandou outras pragas, enviou peste feridas muito grandes que empesteou os animas e as pessoas e todo o gado dos egípcios morreram, então sobreveio uma praga que era muito pior que esta todos os egípcios ficaram com sarna, e os animas também sofriam por causa da desobediência de Faraó.

E não parou por aí,porque nem com todas essas pragas Faraó deixava o povo ir, então pela manhã começou uma chuva muito forte que destruiu toda terra do Egito, e disse Deus mandarei gafanhotos para que destruam o que sobrou.

E não parou por aí Deus enviou uma escuridão que ninguém conseguia sair do lugar, e ninguém se levantou durante três dias, mas sabem o que era interessante que Deus livrou todo o povo Israelita de todas as pragas, isto nos mostra que Deus só castiga aquele que não obedece a sua palavra.

Então Faraó chamou Moisés e disse vai embora daqui, mas o Senhor endureceu o coração de Faraó que não deixou o povo ir e disse a Moisés sai daqui e não quero mais te ver senão te matarei, e disse Moisés está bem eu nunca mais verei o seu rosto.

Vocês viram como os egípcios sofreram por causa da desobediência de Faraó?

Mas todo aquele que obedece tudo quanto nosso Deus fala nunca será castigado, por isso crianças procurem obedecer ao papai e a mamãe e a palavra de Deus, então nunca será preciso você ser castigada por Deus.

Oficina criativa

Imprimir o desenho ou, se preferir, no link abaixo para os pequenos fazer a atividade

http://www.ebdonline.com.br/gravuras/mc58b.jpg

Fontes Consultadas:

Bíblia na Linguagem de Hoje

Bíblia da Galerinha

Bíblia de Estudo Pentecostal.

Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.