Primário

Lição 2 - Fazer a vontade de Deus não é fácil

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMÁRIOS – CPAD

Terceiro Trimestre de 2020 - Edição Especial

Tema: Conhecendo a vontade de Deus.

Comentarista: Maria de Lourdes de A. Nascimento

*** CPAD disponibiliza gratuitamente revistas edição especial deste trimestre***http://www.cpadnews.com.br/assembleia-de-deus/50789/cpad-disponibiliza-gratuitamente-edicao-especial-online-de-revista-infantojuvenil.html

Comentário: Prof.ª Jaciara da Silva

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP

Lição 2 – Fazer a vontade de Deus não é fácil

Texto Bíblico: Juízes 6-7.

Objetivo: Ministre sua aula de forma que os alunos compreendam que precisamos buscar ajuda de Deus para cumprirmos a sua vontade.

Frase do dia

Deus dá ordem e ajuda a cumpri-la.

Memória em ação

“Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação." Filipenses 4.12.

Explorando a Bíblia

Na aula passada falamos a respeito de como os israelitas sofriam por não obedecer a Deus, hoje aprenderemos que é melhor obedecer tudo quanto Ele nos mandar.

Vocês se lembram o que acontecia quando o povo de Israel desobedecia à vontade de Deus e cometia os mesmos pecados que os outros povos? O Senhor deixava de protegê-los contra os inimigos.

Os israelitas por mais uma vez começaram a desobedecer ao Senhor e sabe o que aconteceu? Deus então permitiu que eles fossem dominados por inimigos. Dessa vez o domínio foi dado ao povo de Midiã, e duraram sete anos.

Os midianitas foram tão cruéis que os israelitas tiveram de abrir covas e cavernas e construir fortificações nas montanhas, para proteger as colheitas. Isso porque, depois de cada sementeira feita pelos israelitas, vinham bandos de Midiã e outros povos vizinhos e consumiam os produtos da terra.

Eles levavam tudo que viam pela frente, ovelhas, bois, e os animais de carga; eles eram como gafanhotos vinham em multidão tão grande que não dava para contar nem os homens nem os camelos.

Devastavam tudo deixando o povo na maior miséria e fraqueza. O povo de Israel só começou a clamar ao Senhor quando perceberam que não havia mais jeito, as pessoa só lembrar de Jesus quando não consegue resolver seus problemas; começaram então a pedir por socorro!

Ele respondeu por meio de um profeta que disse: Assim diz o Senhor Deus de Israel: Fui Eu que libertei vocês da escravidão do Egito. Dei a vocês esta terra, e disse: Eu sou o Senhor de vocês não sirvam aos deuses dos amorreus, mas vocês não deram ouvidos. O povo então continuava a clamar.

Certo dia Gideão, filho de Joás estava batendo trigo ele fazia isso no lagar, local onde as uvas eram espremidas para fabricação de vinho__ para esconder dos midianitas o produto.

O anjo do Senhor apareceu a Gideão e disse: Homem valente o Senhor está com você!

Gideão respondeu: Ora, meu Senhor, se o Senhor está conosco porque acontece com o meu povo tudo isto? Agora estamos entregues ao domínio destruidor dos midianitas.

Então disse o Senhor: com esta força que você tem, vá avante! Livre Israel do poder dos midianitas. Sou Eu quem dá a você esta missão.

Gideão respondeu: Meu Senhor quem sou eu para livrar Israel? Sou de uma família que é a mais pobre de toda tribo? Respondeu o Senhor: Eu, Eu sou estarei com você.

Mas Gideão ficou com medo e duvidou de tudo que o Senhor havia dito, e começou a fazer prova de Deus.

Ele disse se de fato o Senhor vai usar a mim para salvar Israel, como prometeu, dê-me uma prova desta maneira. Vou deixar um pouco de lã no pátio, se só a lã estiver molhada do orvalho e a terra seca, terei certeza de que o Senhor vai libertar Israel por meu intermédio, como disse.E foi justamente o que aconteceu! Pois no dia seguinte bem cedo, Gideão foi lá espremeu a lã e encheu uma tigela de água.

Disse ainda Gideão ao Senhor: Não fique irado comigo, mas eu peço que me deixe fazer só mais uma prova com a lã, fique desta vez só a lã fique seca e a terra em volta dela fique molhada do sereno.

E Deus fez o que ele pediu naquela noite, Gideão viu que a lã estava seca e que a terra estava molhada.

Gideão então se convenceu que Deus era com ele e que o ajudaria a vencer os midianitas.

Ele então separou alguns soldados, mas Deus lhe disse leve somente trezentos homens e ele obedeceu assim eles venceram a batalha crendo no nome do Senhor, e confiando nele.

Deus prometeu dar a Gideão toda força de que necessitasse para vencer a oposição, apesar dessa promessa Gideão procurou arranjar desculpas.

Ele via apenas suas limitações e fraquezas, e não imaginava que Deus poderia operar através dele.

Como Gideão também somos chamados para servir a Deus de maneiras específicas. Deus prometeu que nos daria toda força e todas as ferramentas de que precisássemos, mas muitas vezes também arranjamos desculpas e ao lembrarmos a Deus nossas limitações, estamos dizendo que Ele pouco sabe a nosso respeito, ou que comete algum erro ao avaliar o nosso caráter. Não perca tempo arranjando desculpas, antes use o seu tempo para fazer a vontade de Deus.

Oficina criativa

Amplie o desenho abaixo para os pequenos colorir

 

Ou, se preferir, copie o link e copie no navegador

http://www.religiocando.it/fileXLS/antico_testamento/gedeone/gedeone_disegni_great/gedeone_11.jpg

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PROFª. JACIARA DA SILVA

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.