Primário

Lição 5 - Abigail, a heroína que Deus tornou rainha

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2021

Primários: Conhecendo alguns heróis e heroínas da Bíblia

COMENTARISTA: PAULA RENATA SANTOS

COMENTÁRIO: PROF.ª JACIARA DA SILVA

LIÇÃO Nº 5 – ABIGAIL, A HEROÍNA QUE DEUS TORNOU RAINHA

Texto Bíblico: 1 Sm 25.14-35.

Objetivo

Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a entender como é importante orarmos pelos problemas que temos e nos esforçarmos para trazer a paz. Abigail fez assim e foi vencedora.

Memorizando

“Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus." (Mt 5.9 – NTLH)

Explorando a Bíblia

Era este homem descendente de Calebe e chamava-se Nabal, e sua esposa chamava-se Abigail.

Abigail era uma mulher formosa que amava o Senhor.

Ela estava sendo refinada como a prata, mas, pacientemente, aceitava os ensinamentos de Deus. A cada dia, ela aprendia a conviver com um marido (Nabal) insensato, tolo e sem nenhuma sabedoria.

Apesar da Bíblia não relatar como era o seu trabalho no lar, supomos que ela era uma boa dona de casa e uma esposa exemplar. Além destas qualidades que agradavam a Deus, ela ainda era generosa, inteligente e uma mulher pacificadora. Observando o seu marido, podemos ver que ele era um homem duro e muito mau. Por causa da dureza do seu coração, recusando ajudar com víveres a Davi e seus companheiros, ele pôs em risco a sua vida, a da sua família e servos.

Em 1 Samuel 25.14-17 a Bíblia nos diz que Abigail foi avisada deste procedimento insensato do seu marido. Veja como tudo aconteceu:

”Porém um dentre os moços o anunciou a Abigail, mulher de Nabal, dizendo: Eis que Davi enviou mensageiros desde o deserto a saudar o nosso amo; porém ele os destratou. Todavia, aqueles homens têm-nos sido muito bons, e nunca fomos agravado por eles, e nada nos faltou em todos os dias que convivemos com eles quando estavam ao campo. De muro em redor nos serviram, assim de dia como de noite, todos os dias que andamos com eles apascentando as ovelhas. Considera, pois, e vê o que hás de fazer, porque o mal já está de todo determinado contra o nosso amo e contra toda a sua casa, e ele é um homem vil, que não há quem lhe possa falar.”

Homem rico, porém tolo e insensato!

Observando estes versículos podemos ver que o relacionamento entre Abigail e seus servos era de pura confiança, enquanto o de Nabal com eles era de completa desconfiança.

Por causa da resposta insensata de Nabal, Abigail teve que agir com rapidez e sabedoria a fim de salvar a vida de seu marido, de toda a sua família e de seus servos.

Certamente, Abigail era uma mulher submissa a seu esposo, porém quando ela viu o grande erro que ele havia cometido, ela preferiu seguir o seu coração que era, na verdade, mais submisso a Deus.

Ela não mediu esforços para levar até Davi tudo que ele estava precisando e muito mais – “... duzentos pães, e dois odres de vinho, e cinco ovelhas guisadas, e cinco medidas de trigo tostado, e cem cachos de passas, e duzentas pastas de figos passados...” (1Sa 25:18).

Abigail levou consigo não somente a comida para Davi e seus homens mas também levou um coração humilde. A Bíblia nos diz em 1 Samuel 25.23 que Abigail foi até Davi e “...se inclinou à terra. E lançou-se a seus pés e disse: Ah, Senhor meu, minha seja a transgressão; deixa, pois, falar a tua serva aos teus ouvidos, e ouve as palavras da tua serva.”

E Abigail continuou pedindo a Davi que não matasse seu marido nem ninguém da sua casa. E Deus usou...

1. Uma mulher dócil, com voz branda que falou na hora certa, palavras certas e inspiradas por Ele “... tempo de estar calado, e tempo de falar” (Ec 3.7);

2. Uma mulher que O temia “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria...” (Pv 9.10);

3. Uma mulher sábia que, rapidamente, decidiu como deveria salvar a sua família e seus servos “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente...” (Tg 1:5).

Você, amada irmã, quer ser uma mulher usada por Deus? Então comece, desde já, orando ao Senhor que a transforme numa mulher de voz mansa e suave fiel, dócil, temente a Ele e cheia de sabedoria.

A Bíblia nos diz que “... passados quase dez dias, feriu o Senhor a Nabal, e este morreu” (1 Sm 25.38).

Com a morte de Nabal, Abigail começou uma nova vida. O Senhor pôs um ponto final nos problemas que perturbavam o seu dia-a-dia.

Quando Davi soube da morte do homem que o afrontou, mandou chamá-la para ser sua esposa. Que alegria! Sua vida, agora, iria mudar! Ela seria a esposa daquele que ela livrara de cometer um crime, daquele que era o amado do Senhor, daquele que era segundo o coração de Deus. Ela ia ser esposa de Davi.

Ela, com um coração alegre e submisso, seguiu os mensageiros de Davi que a recebeu por mulher.

O plano de Deus para a vida de Abigail tornou-se realidade. Ela não mais estava casada com um homem ímpio, tolo e beberrão, mas Deus a presenteou...

1. Com um marido que ouvia e obedecia a voz de Deus de todo o seu coração;

2. Com um filho (o segundo de Davi) cujo nome, Quileade, significava “Deus é meu juiz” (2 Sm 3:3).

Aplicação da Lição

Prezado (a) enfatiza aos pequenos que Abigail não somente era inteligente como também pacificadora, e sempre orava pedindo auxilio a Deus, e assim Deus a ouviu, e ela pode salvar sua casa.

Aprendamos com Abigail, a orar e sempre procurar ser pacificador (a).

Oficina criativa

Imprimir o desenho abaixo para os pequenos fazer a atividade

Ou, se preferir, copie o link e cole no navegador

http://www.supercoloring.com/sites/default/files/styles/coloring_full/public/cif/2013/10/12-david-and-abigail-coloring-page.jpg

Fontes Consultadas:

• Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – edição 2003

• Bíblia de Estudo Plenitude – SBB/1995 – Barueri/SP

• Bíblia de Estudo Pentecostal – Editora CPAD – Edição 2002.

• Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição

• Bíblia de estudo da mulher – Editora Mundo Cristão/SBB – Edição 2003

• Dicionário Vine – Editora CPAD – 3ª Edição 2003

• 365 Lições de vida extraídas de Personagens da Bíblia - Rio de Janeiro Editora CPAD

Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva.

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.