Primário

Lição 2 - Um presente, uma confusão

ASSEMBLEIA DE DEUS – MINISTÉRIO DO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO-SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2019

Primários- Conhecendo a história do filho que escolheu fazer o que é certo.

COMENTARISTA: TATIANA COSTA

COMENTÁRIO: PROF. MATHEUS ARAÚJO DA SILVA

LIÇÃO Nº 2 – UM PRESENTE, UMA CONFUSÃO

Olá professor, professora.

É mais uma aula, que deve ser única!

Por diversas vezes vimos e ainda veremos favoritismo em todo lugar: no emprego, na escola, na igreja, na família. Devemos aprender, ao invés de alimentar ódio que conceberá pecado mais tarde. Se você pratica o favoritismo, cuidado! Seus outros filhos ou alunos acabarão alimentando ódio contra este seu especial. Sempre teremos mais afeto por um ou outro, mas devemos aprender a amenizar isto para evitar problemas maiores.

Objetivo

Que seu aluno compreenda que Deus ama a todos igual e que não podemos ser invejosos e nem se deixar levar pela maldade.

Memória em Ação

“Confie no Senhor de todo o coração (Pv 3.5)”

Desenhe em uma folha sulfite A4 um coração. Para cada aluno, deixe que escreva em seu coração o que eles desejam que o Senhor guarde e proteja.

Explorando a Bíblia

Vocês se lembram de Jacó e de seus doze filhos? (relembre os doze, seus nomes e suas mães). “Quando José era um jovem de dezessete anos, cuidava das ovelhas e das cabras, junto com seus irmãos, os filhos de Bila e de Zilpa, que eram mulheres de seu pai. E José contava ao pai as coisas erradas que os seus irmãos faziam.

Jacó já era velho quando José nasceu e por isso ele o amava mais do que a todos os seus outros filhos. Jacó mandou fazer para José uma túnica longa, de mangas compridas. Os irmãos viam que o pai amava mais a José do que a eles e por isso tinham ódio dele e eram grosseiros quando falavam com ele.

Certa vez José teve um sonho e o contou aos seus irmãos. Aí é que ficaram com mais raiva dele porque ele disse assim:

- Escutem, vou contar o sonho que tive. Sonhei que estávamos no campo amarrando feixes de trigo. De repente, o meu feixe ficou em pé, e os feixes de vocês se colocaram em volta do meu e se curvaram diante dele.

Então os irmãos perguntaram:

- Quer dizer que você vai ser nosso rei e que vai mandar em nós?

E ficaram com mais ódio dele ainda por causa dos seus sonhos e do jeito que ele os contava. Depois José sonhou outra vez e contou esse sonho ao pai e irmãos. Ele disse assim:

- Eu tive outro sonho. Desta vez o Sol, a Lua e onze estrelas se curvaram diante de mim.

Quando José contou esse sonho ao seu pai e irmãos, o pai o repreendeu e disse:

- O que quer dizer esse sonho que você teve? Por acaso a sua mãe, os seus irmãos e eu vamos nos ajoelhar diante de você e encostar o rosto no chão?

Os irmãos de José tinham inveja dele, mas o seu pai ficou pensando no caso.” (Texto de Bíblia das Descobertas Para Adolescentes, em Gênesis cap. 37.1-11)

Um dia Jacó mandou José ver seus irmãos – que estavam com os rebanhos num lugar longe, perto de Siquém.

José foi, e quando ainda estava longe, os seus irmãos o avistaram e começaram a planejar coisas ruins contra ele. Eles queriam matar José de tanta raiva que tinham. Vejam que coisa feia! Então eles decidiram que iam matar José. Mas Ruben não deixou que o matassem. Mas permitiu que castigassem ele. Assim que José se aproximou, seus irmãos arrancaram dele a túnica que seu pai tinha dado de presente e o jogaram num poço ali perto e o deixaram lá. Ruben se afastou por um tempo e seus irmãos se sentaram pra comer. Então Judá disse

- O que nós vamos ganhar se matarmos José? Vamos vender aquele queridinho do nosso pai como escravo e então ele pagará!

Todos concordaram com a ideia, e então, quando uma caravana de ismaelitas passou por ali, eles tiraram José do poço e o venderam como escravo. Quando Ruben voltou, ele quase ficou doido. Se desesperou. Ele sabia como seu pai ficaria se soubesse que José tinha sumido.

Então, para encobrir o que eles tinham feito, os irmãos de José mataram um animal e sujaram a túnica colorida dele.

Então eles a levaram para seu pai. Na mesma hora ele reconheceu e começou a chorar.

- Essa é a túnica do meu filho! Algum animal selvagem deve tê-lo matado!

E Jacó chorou muito. Ele passou muito tempo triste.

Enquanto isso, José estava sendo vendido para um oficial do Faraó do Egito, chamado Potifar.

Ensine as crianças a amar a todos os seus amigos e colegas, ou ao menos respeitá-los. Dentro de alguns anos isto será algo difícil de se ensinar, e agora é hora. Faça com que eles deixem de lado toda inveja, intriga, panelinhas e outras coisas dessas que sempre tem. Ensine-os a fazer o que tem de ser feito independente das pessoas que mandam verem ou não. Que eles realizem suas tarefas e seus deveres mesmo sem ninguém olhando. Você os tornará fortes, de caráter, de respeito e alguém com quem sempre será bom conviver. Lembre-se: você está formando o futuro da humanidade. Eles serão o futuro. Eles mudarão e continuarão a história. Eles devem estar prontos para a grandeza de seus futuros!

Colaboração para o Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva

Copyright © 2003 - 2019 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.