ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2023
Pré-Adolescentes: RECEBENDO O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO
COMENTARISTA: LÚCIA VERÍSSIMO MONTEIRO
COMENTÁRIO: PROF.ª SULAMITA MACEDO
LIÇÃO Nº 5 – O MOVER DO ESPÍRITO NA CASA DE CORNÉLIO
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: O Mover do Espírito na casa de Cornélio, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para isto.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
- Para ilustrar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Igreja, lugar para todos”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Igreja, lugar para todos
Objetivos:
Refletir sobre a inclusão dos Gentios no plano da Salvação, por isso fomos alcançados pelo evangelho e ter a oportunidade de receber o batismo com o Espírito Santo, como aconteceu com Cornélio e sua família.
Enfatizar que a igreja é um lugar para todos, convivendo sem acepção de pessoas.
Material: não precisa
Observação: Quantidade de pessoas em número ímpar.
Procedimento:
1 - Organizem os alunos em círculo. A quantidade deve ser ímpar.
2 - Solicitem que os alunos formem duplas, quando vocês disserem: Agora! ou Já! Sobrará sempre uma pessoa.
3 - Perguntem para a pessoa que ficou sozinha:
- Como você se sentiu por não estar formando uma dupla?
- É ruim não estar incluído?
4 - Perguntem a 01 ou 02 pessoas que formaram duplas:
Como se sentiu formando duplas, isto é, não ficar excluído?
5 - Continuem fazendo o mesmo procedimento pelos menos 05 vezes, com a mesma quantidade de pessoas em número ímpar. Falem que a cada comando(dizer Agora! ou Já!), as duplas devem ser formadas por pessoas diferentes.
6 - Lembrem-se de que poderão ocorrer várias situações:
- Haverá alguém que conseguiu fazer duplas em todos momentos.
- Haverá alguém que conseguiu ora formar dupla ora ficar “excluído”.
- Haverá alguém que desistiu de tentar formar duplas.
7 – Finalizem, enfatizando a importância:
- Da inclusão dos Gentios no plano da Salvação, por isso fomos alcançados pelo evangelho e ter a oportunidade de receber o batismo com o Espírito Santo, como aconteceu com Cornélio e sua família.
- Da Igreja agregar, aos já participantes, outros que chegam para integrar o grupo, sem acepção de pessoas.
- De cada pessoa não se isolar do grupo, pois precisamos conviver juntos em unidade e comunhão.
8 – Leiam: Jo 3. 16 e At 10.34.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2023/01/pre-adolescentescurriculo-20222023.html Acesso em 26 de Jul de 2023.