ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2025
Pré-Adolescentes: A SEGUNDA VINDA DE CRISTO E O MUNDO VINDOURO
COMENTARISTA: TATIANE ALVES
COMENTÁRIO: PROF. JAIR CÉSAR S. OLIVEIRA
LIÇÃO Nº 11 – O JULGAMENTO FINAL
Texto da lição - Ap. 20.11-15
E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles.
E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos
livros, segundo as suas obras.
E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras.
E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.
E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.
A Bíblia diz:
“Nós teremos de prestar contas a Deus de tudo o que fizermos e até daquilo que fizermos em segredo, seja o bem ou o mal.”
Eclesiastes 12.14
Objetivos da lição
Entender com o funcionara o julgamento final
Compreender que somente Jesus tem autoridade dada por Deus para Julgar os vivos e os mortos
Explicar que no , juízo final , os mortos ressuscitaram para morte eterna
Introdução
1- O julgamento do trono branco
O julgamento do trono branco é o momento quando todas as pessoas serão julgadas por Deus. Isso acontecerá no fim dos tempos, quando Jesus voltar. Todas as pessoas que alguma vez existiram terão de enfrentar o julgamento de Deus.
Apocalipse 20:11-12 explica como será o julgamento do grande trono branco. Quando Jesus voltar, ele derrotará o diabo e todos os inimigos de Deus. Depois disso, haverá um grande julgamento diante de Deus. Todos os mortos se apresentarão a Deus e serão julgados de acordo com suas obras. Quem não tiver seu nome escrito no livro da vida será lançado no lago de fogo, mas os salvos irão morar com Deus por toda a eternidade. Esse evento é conhecido como o Juízo Final.
O que o trono branco simboliza?
O trono branco representa a autoridade e a pureza de Deus. Ele é o criador do mundo, que reina sobre todas as coisas. Deus tem toda autoridade para julgar o mundo, porque o mundo lhe pertence e Ele criou as regras.
O branco simboliza a pureza de Deus. Nele não há pecado algum. A sujidade do pecado não mancha o trono de Deus. Sabemos que Deus é perfeito e puro, por isso podemos ter a certeza de um julgamento justo e imparcial. Não há forma de subornar a Deus nem distorcer Suas decisões. No julgamento do grande tronco branco, a justiça será feita.
Colaboração para o Portal Escola Dominical - Profº Jair césar S. Oliveira