ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2025
Pré-Adolescentes: A SEGUNDA VINDA DE CRISTO E O MUNDO VINDOURO
COMENTARISTA: TATIANE ALVES
COMENTÁRIO: PROF. JAIR CÉSAR S. OLIVEIRA
LIÇÃO Nº 10 – O PERÍODO DO MILÊNIO
Texto da lição - Isaias 9.6,7
Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.
Do aumento deste principado e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o firmar e o fortificar com juízo e com justiça, desde agora e para sempre; o zelo do Senhor dos Exércitos fará isto.
A Bíblia diz:
“Ao Rei eterno, imortal e invisível, o único Deus — a ele sejam dadas a honra e a glória, para todo o sempre! Amém!” 1 Timóteo 1.17
Objetivos da lição
ENTENDER que Jesus reinará pessoalmente na terra e a Igreja com Ele;
COMPREENDER o propósito de Deus para Jerusalém e os judeus;
EXPLICAR o objetivo da liberdade concedida a Satanás no fim do Milênio.
Introdução
A vinda de Cristo é uma realidade e está mais próxima do que imaginamos. Todos aqueles que estão com os seus nomes escritos no Livro da Vida serão chamados num momento, num abrir e fechar de olhos para estarem com o Senhor.
Quando Cristo buscar a sua Igreja satanás terá inteira liberdade, agirá sem oposição por um período de tempo. Vencendo este tempo, que compreende o encontro de Jesus nos ares com sua noiva até o momento que Ele descerá no monte das Oliveiras para salvar o remanescente de Israel, ferirá as nações, julgará as nações ímpias, prenderá satanás e dar-se-á início ao governo do Milênio.
A Igreja já revestida da imortalidade estará na Cidade Santa, a Jerusalém Celestial sob ás ordens do Rei dos Reis, seu amado e esposo ideal
Fonte - https://adanapolis.com.br/home/sermon/o-milenio-e-o-reino-dos-fieis/
1- Jesus Cristo reina com a igreja sobre a terra
Mil anos de paz. Embora, na Bíblia não exista a palavra “Milênio”, em Apocalipse 20.1-7 há seis repetições da expressão “mil anos”, enfatizando que tal número deve ser tomado literalmente. Serão mil anos de paz, um tempo em que o Príncipe da Paz terá domínio sobre todos os povos, em que os homens serão harmônicos e felizes pela sua presença e seu reinado neste mundo, bem como pelo fato da prisão de Satanás. No dia da Batalha do Armagedom, Jesus virá com a seguinte inscrição na sua veste e coxa: “Rei dos Reis e Senhor dos Senhores” (Ap 19.16), indicando a excelência daquEle que estará chegando para reinar.
2. Satanás estará aprisionado. O aprisionamento de Satanás será um marco contundente em todo o período de tranquilidade do Milênio. As nações, que desde a vinda de Jesus se digladiavam umas contra as outras (Mt 24.7), não mais farão guerra e os povos transformarão suas armas em instrumentos agrícolas (Mq 4.3). Assim, a perversidade humana será transformada, e o amor ao próximo será a tônica desse reino.
Está escrito: “não haverá mais nela criança de poucos dias, nem velho que não cumpra os seus dias; porque o jovem morrerá de cem anos, mas o pecador de cem anos será amaldiçoado” (Is 65.20). Assim, a regra é que não haverá pecado, nem doença, no Milênio. Entretanto, como diz que o “pecador de cem anos será amaldiçoado”, possivelmente pecado e doença acontecerão excepcionalmente, em face do “amaldiçoamento” do indivíduo que transgredir a lei do Senhor, que emana de Jerusalém.
A limitação da atuação do Maligno, (que se ocupou, sempre, em mentir, acusar, levantar oposição, matar, roubar e destruir), juntamente com o glorioso ambiente da doce presença de Deus, inundará todo o Universo. Tal glória oportunizará o florescimento de um tempo maravilhoso de paz e segurança indescritíveis.
3. Quem participará do Milênio? Esses momentos de deslumbramento e prazer serão vivenciados, de acordo com a Bíblia de Estudo Pentecostal. pelos salvos da Igreja (Ap 2.26,27; 3.21; 5.10; 20.4), os santos ressurretos do Antigo Testamento (Ez 37.11-14: Ef 2.14-22; Hb 11.39,40), os santos mártires da tributação, os que permanecerem fiéis a Cristo durante a tributação e até à sua vinda, e os que nasceram durante o Milênio (Ap 14.12; 18.4; Is 65.20-23). Todos esses estarão com Cristo reinando durante esses mil anos. Nenhum inconverso entrará nesse reino.
Fonte: https://www.estudantesdabiblia.com.br/licoes_cpad/2021/lbj-2021-04-10.htm
Colaboração para o Portal Escola Dominical - Profº Jair césar S. Oliveira