ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2025
Pré-Adolescentes: A SEGUNDA VINDA DE CRISTO E O MUNDO VINDOURO
COMENTARISTA: TATIANE ALVES
COMENTÁRIO: PROF. JAIR CÉSAR S. OLIVEIRA
LIÇÃO Nº 9 – A VOLTA GLORIOSA DE JESUS
Texto da lição - Mt 13.24-26
Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo;
Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se.
E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio
A Bíblia diz:
"Quem não terá medo de ti, Senhor? Quem não vai querer anunciar a tua glória? Pois só tu és santo. Todas as nações virão e te adorarão porque as tuas obras justas são vistas por todos.” Apocalipse 15.4
Objetivos da lição
ENTENDER como será a manifestação de Jesus na sua Volta;
EXPLICAR o destino da trindade satânica;
DESCREVER o que a volta gloriosa de Jesus significará para Israel.
Introdução
Durante a ascensão de Jesus, no Monte das Oliveiras (At 19-12), os anjos questionaram aos discípulos por que eles olhavam para o céu. e, em seguida, complementaram:
“Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes in (At 1.11) Tal ênfase ocorre porque. segundo a profecia de Zacarias 14.4, o retorno triunfal de Jesus acontecerá do mesmo modo e no mesmo lugar da sua ascensão.
A volta gloriosa de Jesus será um momento decisivo para o mundo, em especial para Israel que naquele dia terá a restauração prometida. Cristo aparecerá “com as nuvens, e todo olho o verá, até os mesmos que o traspassaram” (Ap 1.7). Os discípulos queriam saber sobre isso (At 1.6), e os anjos lhes res ponderam. Ainda, muitos séculos de sofrimento e humilhação aos judeus se seguiram, mas quando Jesus voltar com sua Igreja, então, a justiça divina colocará tudo no seu devido lugar.
Fonte: https://escolabiblicadominical.org/licao-09-o-retorno-triunfal-de-cristo/
1- A igreja gloriosa voltará com cristo
A volta gloriosa do Senhor. A Bíblia faz questão de frisar que Jesus virá “com poder e grande glória” (gr. doxa, que significa esplendor, brilho). Na atualidade, Deus está trabalhando em oculto (Is 45.15). Todavia, chegara o dia em que Ele será revelado ao mundo com toda a sua glória e esplendor.
Na segunda fase da vinda de Jesus, muitos argumentos humanistas. ateístas e blasfemos contra o Senhor desaparecerão instantaneamente, pois. ante os fatos, ninguém mais duvidará da sua existência. Os homens serão convencidos pelo esplendor da vinda do Filho do Homem. Afinal, todo olho verá sua grande gloria e sentirá o impacto constrangedor de sua presença poderosa. Nenhum arrogante conseguirá ficar de pé diante da presença do Senhor (Is 45.23: Rm 14.11).
A volta triunfal com a Igreja. Após as Bodas do Cordeiro, Jesus retornará juntamente com a Igreja, para fazer juízo e condenar todos os ímpios (Jd 1.14.15)
Tal momento glorioso faz parte da analogia ao casamento judaico, que era composto por três fases.
Cada qual simbolizando uma etapa da aliança de Cristo com sua igreja desde o noivado até o momento em que o marido apresenta sua esposa à sociedade, fazendo referência à volta de Cristo com uma igreja (Cl 3.4).
Esta será uma “apresentação” Triunfal da Noiva, a qual estará lindíssima: “Igreja gloriosa sem mácula nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e irrepreensível.
Propósitos para o retorno triunfal
1. Para salvar Israel. No momento mais difícil da história do povo hebreu, perto de sua possível extinção, os exércitos inimigos já terão invadido Jerusalém e cometido muitas atrocidades.
Conforme a passagem de Zacarias 13.8, apenas um terço dos judeus restará. Então surgirá um esplendor de luz no céu e como o brilho de um intenso relâmpago que cruza os céus assim será o sinal da vinda do Filho do Homem, e aparecerá o Senhor gloriosamente, com a Igreja e seus anjos. vindo sobre as nuvens (Mt 24 30).
Colaboração para o Portal Escola Dominical - Profº Jair césar S. Oliveira