ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2024
Pré-Adolescentes: Servindo a Deus com meus talentos
COMENTARISTA: EZEQUIEL PEREIRA DA SILVA
COMENTÁRIO: PROF. JAIR CÉSAR S. OLIVEIRA
LIÇÃO Nº 12 – O VALOR DA HUMILDADE
Texto da lição
Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal.Provérbios 3:7
O temor do Senhor é a instrução da sabedoria, e precedendo a honra vai a humildade.Provérbios 15:33
O coração do homem se exalta antes de ser abatido e diante da honra vai a humildade.Provérbios 18:12
A Bíblia diz:
O orgulhoso acaba sendo humilhado, mas quem é humilde será respeitado.Pv 29.23
Objetivos da lição
Distinguir o que é humildade
Identificar as principais conseqüências em ser orgulhoso
Compreender os benefícios em ser humilde
Introdução
Humildade vem do latim “humilis”, que permanece na terra, não se eleva da terra, humilde, baixo. Humildade, segundo o dicionário Houaiss, é a “qualidade de humilde, virtude caracterizada pela consciência das próprias limitações; modéstia, simplicidade; reverência ou respeito para com superiores; acatamento, deferência, submissão”. Humildade não é o que muitas pessoas imaginam.
A qualidade de humilde não vem de uma pessoa que anda sem tomar banho, esmolando e os outros olham e dizem: “Fulano é tão humilde”. Não, isso é desleixo. Você verá o que a Palavra tem a dizer sobre humildade e perceberá que se trata de uma característica que o Senhor espera encontrar na minha e na sua vida. É uma bem-aventurança descrita em Mateus, capítulo 5, verso 3: “Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus”.
Humildade é de dentro para fora e não simplesmente aquilo que mostramos exteriormente; vem da nossa história, de quem realmente somos. É na humildade que entendemos como o Senhor toca o nosso coração. Muitas vezes perdemos o que Deus tem preparado para nós por Ele não encontrar um coração humilde; um coração pronto para ouvir o Senhor quando olha as promessas dEle.
Provérbios é um livro riquíssimo de promessas, vejamos algumas delas: Provérbios 16, verso 19: “Melhor é ser humilde de espírito com os humildes do que repartir o despojo com os soberbos”.
Humildade não tem nada a ver com a pessoa ser desleixada, malcheirosa, isso é outra coisa. Humildade é o que vemos em Provérbios 29, verso 23: “A soberba do homem o abaterá, mas o humilde de espírito obterá honra”. A soberba, a empáfia é um caminho que pode levar à ruína. Provérbios 18.12: “Antes da ruína, gaba-se o coração do homem, e diante da honra vai a humildade”.
Provérbios 15.33: “O temor do Senhor é instrução da sabedoria, e a humildade precede a honra”. Toda expressão da nossa fé é traduzida na palavra graça. E a graça chega para os humildes. A graça é quando reconhecemos que tudo o que precisamos, não recebemos por nossos méritos, mas vem pela vontade de Deus. Recebo, não por que mereço, mas por graça.
A graça vem quando há humildade, pois recebemos não por que merecemos, ela é bondade do Senhor para conosco. Aquilo que precisamos, mas não merecemos, recebemos pela graça. Os humildes e aqueles que possuem essa atitude podem experimentar da graça de Deus.
Reconheça essa verdade que está e Provérbios 15.33: “O temor do Senhor é a instrução da sabedoria, e a humildade precede a honra”. Provérbios 22.4: “O galardão da humildade”. A resposta, a bênção, o favor do Senhor. “O galardão da humildade e o temor do Senhor são riquezas, e honra, e vida”.
Isaías 66.2: “Porque a minha mão fez todas estas coisas, e todas vieram a existir, diz o Senhor, mas o homem para quem olharei é esse: o aflito e abatido de espírito e que treme na minha palavra”.
Deus quer olhar para você, o prazer dEle é encontrar um coração humilde, um coração de criança, um coração simples. “Naquela hora, aproximaram-se de Jesus os discípulos, perguntando: Quem é, porventura, o maior no reino dos céus? E Jesus, chamando uma criança, colocou-a no meio deles. E disse: ‘Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus’. Portanto, aquele que se humilhar como essa criança, esse é o maior no reino dos céus. E quem receber uma criança, tal como essa, em meu nome, a mim recebe” (Mateus 18.1).
Deus os abençoe!
Fonte:https://www.otempo.com.br/opiniao/pastor-marcio-valadao/bem-aventurados-os-humildes-1.744826
Colaboração para o Portal Escola Dominical - Profº Jair césar S. Oliveira