ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2024
Pré-Adolescentes: Servindo a Deus com meus talentos
COMENTARISTA: EZEQUIEL PEREIRA DA SILVA
COMENTÁRIO: PROF. JAIR CÉSAR S. OLIVEIRA
LIÇÃO Nº 6 – PRESERVANDO BOAS AMIZADES
Texto da lição
Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão. Provérbios 17:17
O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão. Provérbios 18:24
A Bíblia diz:
Eu não chamo mais vocês de empregados, pois o empregado não sabe o que o seu patrão faz; mas chamo vocês de amigos, pois tenho dito a vocês tudo o que ouvi do meu Pai. Jo 15.15
Objetivos da lição
RELACIONAR as características da verdadeira amizade, segundo a Bíblia
DESCREVER a importância da reciprocidade nas relações e amizade
ENTENDER que as boas amizades podem nos aproximar de Deus
Introdução
A amizade é uma benção de Deus. É impossível imaginar a vida sem a presença de verdadeiros amigos. Como é bom saber que temos alguém por perto, em quem podemos confiar quando as coisas não vão bem ou mesmo para compartilhar momentos agradáveis que Deus, em sua divina misericórdia, tem nos proporcionado. A Bíblia está repleta de exemplos de amizades (Êx 33.11; 2 Cr 20.7; 2Sm 15.37; 16.16; 2Sm 1.26; Rt 1.16-18; Is 41.8; Tg 2.23).
O sábio Salomão reconheceu o valor de uma amizade sincera ao escrever textos como Provérbios 17.17; 18.24; 27.6,9. Ao olharmos para o Novo Testamento, podemos destacar a amizade vivenciada entre Jesus e os seus discípulos (Jo 15.13-15). Jesus gostava de estar com seus discípulos e desfrutar da sua amizade. Fazia questão de ouvi-los atentamente; mas quando necessário, falava-lhes abertamente. Não tinha problemas em demonstrar seus sentimentos.
Os Evangelhos nos mostram que Ele chorou, orou, pediu oração, visitou, aconselhou, perdoou, compartilhou alegrias e tristezas com seus discípulos e tudo isso sem medo de ser mal interpretado. Infelizmente, não teve a devida correspondência por parte de um deles, Judas Iscariotes, que preferiu traí-lo por trinta moedas de prata (Mt 26.14-16, 20-25; SI 41.9).Fonte:https://escolabiblicadominical.org/licao-13-amizade-uma-coisa-boa/
1- Amigos de verdade
A amizade é um relacionamento muito especial. As amizades que fazemos ao longo da vida nos marcam e nos mudam. A Bíblia explica por que toda a gente precisa de amigos:
1. Os amigos são família.O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade. Provérbios 17:17
A boa amizade torna pessoas de famílias muito diferentes em irmãos! Nos momentos mais difíceis, o laço da amizade se torna tão forte como os laços de sangue.
2. A amizade expressa o amor de Deus.Ninguém jamais viu a Deus; se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor está aperfeiçoado em nós. 1 João 4:12
A amizade foi criada por Deus. O amor de amigo reflete o amor de Jesus, que nos chama seus amigos.
3. Amigo verdadeiro vale ouro!Quem tem muitos amigos pode chegar à ruína, mas existe amigo mais apegado que um irmão. Provérbios 18:24
Nem todos os amigos são amigos de verdade mas a verdadeira amizade é para a vida. O bom amigo ama em todas as circunstâncias.
4. Amigos se ajudam.Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se! Eclesiastes 4:10.
A união faz a força! Amigos trabalham em equipa, ajudando um ao outro nas dificuldades. Quem tem amigos tem mais segurança.
5. A amizade faz crescer. Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro. Provérbios 27:17
Os amigos nos ajudam a ficar mais preparados para enfrentar o mundo. Amigos trocam idéias, aprendem coisas novas juntos e se encorajam. Como é bom ter um amigo!
6. Amizade com Deus abençoa-nos.Quem me dera... Jó 29:4
A amizade do Senhor abençoa nossa casa. Tudo em nossa vida é abençoado quando desenvolvemos um relacionamento próximo e íntimo com Deus. Jó reconhecia que a amizade com Deus abençoava a sua casa. Seja você também amigo sincero de Deus!
7. Quem teme a Deus, torna-se seu amigo - Salmo 25:14 - O Senhor é amigo de quem o teme, Ele ensina sua aliança. O temor do Senhor é o princípio do saber e também nos aproxima de Deus, como bons amigos. Quando O respeitamos e O obedecemos, Ele nos ensina pessoalmente o Seu compromisso de amor.
Colaboração para o Portal Escola Dominical - Profº Jair césar S. Oliveira