ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2024
Pré-Adolescentes: Sábios conselhos de Provérbios para o pré-adolescente cristão
COMENTARISTA: Evelyn Ruas
COMENTÁRIO: PROF.ª SULAMITA MACEDO
LIÇÃO Nº 2 – SOBRE AS FALSAS AMIZADES
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: Sobre as Falsas Amizades, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para isto.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Para iniciar o estudo da lição, apliquem a dinâmica “Amizade”.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Amizade
Objetivo: Refletir sobre as verdadeiras e falsas amizades.
Material: uma venda para cada dupla.
Procedimento:
- Dividam os alunos em duplas.
- Forneçam para cada dupla uma venda, que pode ser um lenço, um pedaço de tecido etc.
- Deem as seguintes informações:
01 pessoa da dupla utilizará a venda
O outro colega dará orientações de como ele andar pela sala, por exemplo: Siga em frente! Dobre à direita! Dobre à esquerda! Dê 03 passos para frente! Dê 02 passos para trás! etc.
Depois, eles trocarão de lugar.
- Para começar a atividade, façam uma mudança na organização das cadeiras e nos outros objetos da sala para dificultar a atividade.
- Quando o aluno estiver com a venda nos olhos, o outro colega deverá movimentá-lo, para que ele mude de posição e dessa forma ele não saberá para onde ir, tendo que obedecer ao colega.
- Dadas as informações, os alunos deverão começar atividade.
- Depois, organizem os alunos em círculos e peçam para que as duplas falem sobre a atividade, vejam algumas indagações que podem ser feitas:
Como você se sentiu sendo guiado pelo amigo?
O amigo transmitiu confiança?
O aluno que usava a venda executou os comandos que o outro falava?
Aguardem os relatos.
- Em seguida, reflitam sobre as respostas dos alunos, enfatizando a importância da segurança, confiança que deve haver entre bons amigos, mas que às vezes há amigos que podem conduzir por caminhos inadequados.
- Depois, pequem uma venda e falem: a venda, numa amizade, pode representar a confiança que temos nos amigos, mas é necessário cuidado e ficar atento com as boas e más influências.
- Falem ainda: Jesus é o melhor amigo, nEle vocês podem confiar!
- Para concluir, leiam: “Quem anda com os sábios será sábio, mas quem anda com os tolos acabará mal” Pv 13.20(NTLH).
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2022/01/pre-adolescentescurriculo-2022-biblia_24.html Acesso em 04 Out 2022