ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2024
Pré-Adolescentes: Servindo a Deus com meus talentos
COMENTARISTA: EZEQUIEL PEREIRA DA SILVA
COMENTÁRIO: PROF. JAIR CÉSAR S. OLIVEIRA
LIÇÃO Nº 8 – QUEM É O PRESBÍTERO?
Texto da lição
Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja.
Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar;
Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento;
Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia (Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus? ); 1 Timóteo 3:1-5
Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina;
Porque diz a Escritura: Não ligarás a boca ao boi que debulha. E: Digno é o obreiro do seu salário. 1 Timóteo 5:17,18
A Bíblia diz:
“Eu o deixei na ilha de Creta para que você pusesse em ordem o que ainda faltava fazer e para nomear em cada cidade os presbíteros das igrejas.” (Tito 1.5)
Objetivos da lição
DESTACAR o presbítero como ajudante do pastor;
PONTUAR que o presbítero cuida do ensino bíblico;
ENFATIZAR que o presbítero é um exemplo a ser seguido.
Introdução
O presbítero é uma figura presente em diversas tradições cristãs. No catolicismo, ele é identificado como padre, o sacerdote.
Em algumas tradições protestantes, o presbítero é identificado como pastor, e em outras ele é um auxiliar do pastor em suas atividades espirituais. Além disso, as qualificações para ser um presbítero variam em cada grupo.
Porém, a Bíblia apresenta esse ofício como algo de fundamental importância para a vida de uma igreja local.
Por isso, precisamos nos voltar às Escrituras, especialmente ao Novo Testamento, para recuperarmos não só o significado do que verdadeiramente é um presbítero, mas também para entendermos a responsabilidade e as qualificações necessárias para o exercício desse encargo. fonte: https://servolivre.com/2016/05/09/o-que-e-um-presbitero/
1- O auxiliar do pastor
AS FUNÇOES DOS PRES BITEROS
Supervisão: At 20.28-35:
Que consiste em olhar do alto alguma tarefa que estiver sendo realizada. Na nossa realidade, o Presbítero tem, preciosa atribuição, embora se submete ao seu Pastor, porém, está investido por uma autoridade singular, ou seja, a ele é Conferido O poder de auxiliador. Se analisarmos cuidadosamente o texto de l Timóteo 3: 1-7, veremos que pouco se fala sobre os deveres dos Bispos (Presbíteros),porque o autor sagrado dá a entender que todos sabiam quais eram esses deveres; porém, tal como no capítulo 2:8-15, toda ênfase recai sobre o caráter e sobre as qualificações morais e intelectuais daqueles nomeados para esse ofício.
TERMINOLOGIA Bispo – termo grego “epískopos”, é usado por cinco vezes no N.T., isto é, em Atos 20:28; Fl. 1:1; l Tim. 3:2; Tito 1:7 e l Ped. 2:25. o termo grego “episkope”, usado no primeiro versículo do cap. 3 de Timóteo, indica o ofício do supervisor, ocorrendo, também, com essa significação, em Atos l :20.
Esse título não se deriva do ar!A como é o caso de “presbíteros”, <ancião>, por exemplo. Somente por duas vezes, na tradução de Septuaginta (tradução do original hebraico do A.T. para o grego, completada acerca de duzentos anos antes da era cristã), que essa palavra tem qualquer conexão com a adoração religiosa (Num. 4:16 e H Reis 11:18). Nos tempos antigos esse termo era usado para indicar os oficiais dos exércitos, guardas, bem como os <superintendentes> ou diretores dos trabalhadores, em qualquer projeto.
Aconselhar: Ml 2.7.
O Presbítero deve ser o amigo, o conselheiro confidente, aquele em que posso confiar. Durante muito tempo, essa função foi esquecida, via-se o Presbítero como um carrasco, alguém que devo ter medo, ora respeito nunca foi e nunca será sinônimo de medo, temor. O rebanho cresce, e é impossível o Pastor da Igreja dar conta de todas as ovelhas, por isso se elegem ou nomeiam-se obreiros, a fim de atender a demanda. Infelizmente a palavra conselho, presbítero tem se tomado um pavor no meio dos membros, isso não pode ser assim.
Colaboração para o Portal Escola Dominical - Profº Jair césar S. Oliveira