ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2024
Pré-Adolescentes: A Bíblia, um livro inspirado
COMENTARISTA: CARLOS ALEXANDRE RIBEIRO
COMENTÁRIO: PROF. JAIR CÉSAR S. OLIVEIRA
LIÇÃO Nº 13 – UM DEUS AMOROSO
INTRODUÇÃO
Estamos concluindo e encerrando este trimestre, a qual estudamos sobre a pessoa de Deus. Um breve curso de teologia, estudamos os eu caráter, a sua qualidades, o seus atributos, a forma como Deus se revelou a humanidade na história, o seu plano da salvação aos pecadores.
Agora encerramos nossos estudamos, o que não poderia ser de outra forma, se não, verificarmos a sua maior característica, o que poderíamos melhor caracterizar Deus?
Já sabemos do seu poder, da sua gloria, da sua sabedoria, mas o que mais caracteriza a pessoa de Deus é o amor. Não o amor , como costumamos conhecer, mas o amor divino é muito mais abrangente, é verdadeiro, é eficaz, é sublime.
1 - Já provei do seu amor?
O amor Ágape é o amor de Deus. Não se refere a qualquer tipo de amor, como o cantado em músicas ou declarado em poemas chegando até ser confundido com a paixão e com outros sentimentos. O amor de Deus é diferente do amor do mundo, pois ele é sacrificial, abnegado e incondicional.A palavra grega, agápē e suas variações são encontradas 106 vezes em todo o Novo Testamento, com maior uso em 1 João.
Significado e explicação do amor Ágape
Ágape é a forma mais elevada de amor, ele excede todos os demais tipos de amor, pois sempre está disposto a amar sem reservas mesmo aqueles que são indignos e inferiores. Por isso ele é definido como o amor de Deus pelo homem.
O Ladrão na cruz havia passado toda a sua vida em pecado, mas nos seus momentos finais se arrependeu. Pediu a Jesus para lembrar dele quando chegasse no seu reino, então, ouviu da boca do Mestre uma resposta amorosa afirmando que naquele mesmo dia ele estaria com Ele no paraíso. Foi aceito pelo Senhor Jesus sem poder oferecer nada em troca. (Lucas 23:43).
A importância do amor Ágape para a humanidade
O amor Ágape é contra a vontade humana, pois oferece bondade e dedicação a outra pessoa sem esperar uma recompensa. Tal sentimento contrapõe ao sentimento humano porque mesmo que esse motive a prática das mesmas ações, visa, no entanto, a retribuição de alguma forma, quer seja de forma material, promoção de uma imagem caridosa ou outros atributos diante da sociedade.
Em época de campanha eleitoral, por exemplo, os políticos precisam de votos e alguns forjam, muitas vezes, uma aproximação e fingem uma falsa caridade indo à casa das pessoas mais carentes ouvir suas dificuldades ou fazer algo pelas mesmas. Apesar de aparentemente parecer um ato bondoso, uma reflexão um pouco mais apurada mostrará que tudo isso visa unicamente ganhar o voto daquelas pessoas e promover sua imagem diante do público em geral. Ou seja, quando faz o bem a outra pessoa, pensa em uma compensação e isso vai em oposição ao amor Ágape.
Colaboração para o Portal Escola Dominical - Profº Jair césar S. Oliveira