ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2024
Pré-Adolescentes: A Bíblia, um livro inspirado
COMENTARISTA: CARLOS ALEXANDRE RIBEIRO
COMENTÁRIO: PROF. JAIR CÉSAR S. OLIVEIRA
LIÇÃO Nº 11 – VAMOS FALAR COM DEUS
INTRODUÇÃO
Ao longo deste trimestre estamos estudando a cerca de Deus, quem Ele é, o seu caráter, os seus atributos, estudamos como Ele se revelou a humanidade durante a história. E como Ele revelou o plano da salvação, para que a humanidade retornasse a ter comunhão com Deus, o plano da salvação está concluindo quando Jesus retornar e levar consigo a sua Igreja, e assim estaremos pra sempre com o Senhor.
Mas enquanto isto não ocorre, precisamos manter comunhão com Deus, e isto ocorre através da oração, é pela oração que agradecemos a Deus pela nossa vida , pelas suas inúmeras bênçãos, pedimos perdão pelos nossos pecados.É por meio da oração que também Deus se comunica conosco, pois Ele responde:
Deus responde as orações
É comum vermos cenas de pessoas orando, seja num ambiente de igreja, público, ou em um ambiente familiar. A oração é uma conversa com Deus onde colocamos todas as nossas preocupações, desejos e agradecimentos diante dele. Não importa se juntamos as mãos ou as erguemos aos céus, se de olhos fechados ou abertos: somos convidados a orar a Deus.
Mas será que Deus sempre ouve?
Sim, podemos afirmar com certeza! A Bíblia Sagrada revela isso em diversos textos. Então, não precisamos duvidar de que ele nos ouve. Mas, “por que não nos responde?”, perguntamos. Também podemos afirmar que esse sentimento é um equívoco da nossa parte, pois Deus, além de nos ouvir também responde a todas as orações, porém a seu modo e tempo. Ele que nos conhece, sabe muito bem o que é melhor para nós. Por isso, ele responde com um sim, um não ou um espere um pouco.
Nem sempre vamos compreender a maneira de Deus responder às nossas orações. Nem sempre vamos entender sua forma de lidar com as nossas situações. Mas de uma coisa podemos ter a absoluta certeza: ele nos ama e tem reservado toda sorte de bênçãos para nós, tanto aqui nesta vida, como na eternidade. Jesus disse em Lucas 18.7: “Será, então, que Deus não vai fazer justiça a favor do seu próprio povo, que grita por socorro dia e noite? Será que ele vai demorar para ajudá-lo?”
Colaboração para o Portal Escola Dominical - Profº Jair césar S. Oliveira