ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2024
Pré-Adolescentes: A Bíblia, um livro inspirado
COMENTARISTA: CARLOS ALEXANDRE RIBEIRO
COMENTÁRIO: PROF. JAIR CÉSAR S. OLIVEIRA
LIÇÃO Nº 5 – DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO
INTRODUÇÃO
Na lição anterior estudamos os nomes das quais Deus é conhecido, naquela ocasião destacamos o fato de que Deus é conhecido não apenas pelo nome, mas obras que ele realiza, obras essas que revelam o seu caráter, a sua personalidade.
Já estudamos em lições anteriores que Deus é um ser superior a sua criação, pois Ele é Espírito, porem também se apresenta como uma pessoa, com todas as características que definem a sua divindade. Nesta lição estudaremos este atributo de Deus, ou seja, subsistir em 3 pessoas diferentes.
Este fenômeno, se assim o podemos chamar, entendemos como a Trindade Divina, o termo trindade não aparece na Bíblia, mas foi a forma como os estudiosos das escrituras definem que um único Deus subsiste em 3 pessoas.
O QUE É A TRINDADE
A Trindade é uma doutrina cristã que trata acerca da diversidade que há na unidade de Deus, nas pessoas do Pai, do Filho e do Espírito Santo. A primeira coisa que deve ser considerada num estudo sobre o que é a Trindade, é saber que estamos diante de um grande mistério, ou seja, é impossível ao homem compreender e explicar a Trindade de forma plena.
Essa dificuldade se dá, sobretudo, pelo fato de que a doutrina da Santíssima Trindade se concentra no estudo do Ser de Deus e de sua atividade, e Deus é infinitamente maior do que nós, de modo que com todas as nossas limitações, apenas conhecemos sobre Ele o que Ele próprio decidiu nos revelar de forma plenamente suficiente, tanto através das Escrituras quanto através das obras da criação, onde podemos admirar seus atributos.
Todavia, por mais que seja complexa e misteriosa, a doutrina da Trindade é essencialmente acessível, no sentido de que seu conceito principal pode ser claramente percebido e assimilado, através do estudo da Palavra de Deus.
O significado de Trindade
O significado do termo Trindade, que vem do latim trinitas, procura transmitir um sentido de “três que é um”. Esse termo foi aplicado pela primeira vez por Tertuliano, um dos pais da Igreja Antiga, para se referir à natureza triuna de Deus revelada nas Escrituras.
A Trindade na História da Igreja
Desde muito cedo a Igreja precisou formular uma doutrina a cerca desse assunto, especialmente para se proteger de falsos ensinos que já desde a época apostólica procuravam se introduzir na comunidade cristã, os quais eram influenciados pelo gnosticismo, pelo platonismo e pelo próprio judaísmo.De forma bastante resumida, podemos dizer que o ponto principal dessas heresias atacava a divindade de Cristo e a pessoalidade do Espírito Santo.
Colaboração para o Portal Escola Dominical - Profº Jair césar S. Oliveira