ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2025
Juvenis: UMA VIAGEM PELO ANTIGO TESTAMENTO
COMENTARISTA: Thiago Panzariello
COMENTÁRIO: PROFª. SULAMITA MACEDO
LIÇÃO Nº 2 – A ORIGEM DOS HEBREUS
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: A Origem dos Hebreus. Vocês podem escrevê-lo no quadro.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
- Utilizem a dinâmica “A origem” para iniciar o estudo da lição.
- Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:
- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;
- Utilização de recursos didáticos:
quadro e marcador para quadro branco: escrever o título da lição e as palavras-chave; mas, vocês podem escrever outras informações;
Material para a dinâmica;
- Método audiovisual: o quadro branco com título da lição e as palavras-chave;
- Participação dos alunos na aula;
- Aplicação de 01 dinâmica.
Dinâmica: A origem
Objetivos:
Iniciar o estudo sobre a vida de Abraão, de quem o povo de Israel é descendente.
Contextualizar a vida do aluno com o tema da aula.
Material:
01 mesa
01 mapa do Brasil ou Múndi.
01 mapa para mostrar Ur dos Caldeus e outras cidades nas quais Abraão habitou.
Procedimento:
- Coloquem sobre uma mesa um mapa do Brasil ou Mundi.
- Peçam que os alunos se organizem ao redor deste mapa.
- Solicitem que cada um deles fale e aponte o estado e a cidade onde nasceu.
E, ainda, se já saiu da cidade de origem para outro lugar para morar e qual a razão.
Observem atentamente o que eles afirmam.
- Falem: Escutamos o que cada aluno falou sobre sua cidade de origem. Alguns permanecem morando na mesma cidade e outros estão morando aqui, mas sua cidade de nascimento é outra.
Alguns saíram porque o responsável foi transferido para outra cidade por motivo de trabalho etc.
Então, apresentem outro mapa no qual você possa mostrar a cidade natal de Abraão, Ur dos Caldeus.
Falem que ele precisou sair desta cidade por obediência a uma promessa de Deus e andou por vários lugares. E é sobre isto que vamos estudar na lição de hoje.
Vamos começar?
Por Sulamita Macedo.
Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2021/12/juveniscurriculo-atual-uma-viagem-pelo.html Acesso em 04 jan. 2022