CASA PUBLICADORA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2020
Juvenis: Avivamento para a juventude
COMENTARISTA: CARLOS ALEXANDRE
COMENTARISTA: PROFª. PAULA RENATA SANTOS
LIÇÃO Nº 4 – DESPERTAMENTOS ESPIRITUAIS NA INGLATERRA
ESBOÇO DA LIÇÃO
1. O MINISTÉRIO DE JOHN WESLEY
2. O MINISTÉRIO DE PODER
3. O IMPACTO DO AVIVAMENTO INGLÊS NA SOCIEDADE
OBJETIVOS
Conhecer o Ministério de John Wesley;
Mostrar a missão de um homem de Deus;
Destacar o impacto do avivamento inglês na Inglaterra.
Querido (a) professor (a), seguiremos estudando os impactos dos avivamentos na História da Igreja e na vida de pessoas que se puseram a buscar a Deus, com todo coração, alma e entendimento. Nesta próxima aula, precisamente, veremos como o clamor e ministério de um único homem, John Wesley, transformou a realidade de toda uma nação, a Inglaterra; semeando frutos que se desdobraram ao longo dos séculos, servindo de referência a diferentes povos por gerações.
Charles Fox Parham, licenciado para pregar pela Igreja Episicopal Metodista, em 1894, deixou essa comunhão de fé a fim de pregar a mensagem da santidade que inclui a cura divina, a santificação completa como uma obra da graça e a terceira bênção do batismo com o Espírito Santo. No primeiro dia do século XX, 1 de janeiro de 1901, Agnes Ozman, aluna de Parham, começou a falar em línguas como evidencia desse batismo. Poucos anos depois, em 1905, Parham abriu uma esola bíblica, em Houston, em que um pregador negro da santidade, William J. Seymour, aproveitou a doutrina de seu professor, levou-a para Los Angeles e ajudou a começar o Reavivamento da Rua Azusa que se estendeu pelos anos seguintes; reavivamento esse em que houve, em abundância, o falar em línguas (glossolalia).
Esse breve relato da ascenção do pentecostalismo deixa muito evidente suas raízes wesleyanas. [...] A título de ilustração, Steven Land, estudioso pentecostal, alega que “se não houvesse o século XVIII weslwyano, nem o século XIX de movimentos de santidade, não haveria o século XX do pentecostalismo. (COLLINS, Kenneth J. Teologia de John Wesley. 3ª ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2013, p.199).
Que você busque a inspiração do Espírito Santo para transmitir aos seus alunos as maravilhas que Ele pode e deseja operar por meio daqueles que o buscam.
O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula!
Fonte: http://www.escoladominical.com.br/home/licoes-biblicas/subsidios/juvenis/274-licao-4-despertamentos-espirituais-na-inglaterra.html Acesso em 15 out. 2020